A tradição da aliança remonta às primeiras civilizações. Os egípcios ofereciam um anel à mulher que amavam, as quais usavam no dedo médio da mão esquerda, pois acreditavam que este, por via sanguínea, estava diretamente ligado ao coração.
Já os noivos romanos davam às suas noivas um anel de ferro, tendo os cristãos adaptado a tradição a um metal mais precioso, o ouro. Assim, desde o século XI, as alianças são tradições de casamento que se propagaram pelo mundo e por muitas religiões, embora atualmente o dedo em que se utiliza a aliança seja o anelar da mão esquerda, ao invés do dedo médio.
As alianças são sinal de verdade, persistência, compromisso, sendo o seu uso nas cerimônias matrimoniais símbolo de união eterna. Daí que a sua escolha seja uma tarefa bastante complicada para quem decide dar o grande passo rumo ao casamento. Além disso, esse objeto é a recordação permanente do grande dia. A aliança de casamento pode ser lisa ou com textura, ter pedras e metais preciosos, sendo o ouro a tradição ainda vigente.
Amanhã, o Tudo & Todas trará dicas para escolher a aliança.
>> Matéria publicada no caderno ‘Noivos’, da Folha do Mate, em maio de 2010.