
Devido ao avanço das tecnologias e a rapidez encontrada no mundo da internet, algumas coisas parecem ter perdido o seu valor. Algumas pessoas deixam de valorizar a conversa olho no olho, o abraço apertado e o sorriso no rosto. Através da internet, os seres humanos têm a oportunidade de se comunicarem todos os dias, mas quando se encontram pessoalmente, a conversa parece ter fim rapidamente e o carinho demonstrado no mundo digital, não é o mesmo pessoalmente. Muitas coisas, fatores, sentimentos e atitudes deixam, às vezes, de serem valorizados, pois algumas pessoas parecem dar outras prioridades às suas vidas.
Vivemos em um mundo que evoluiu tanto de uns anos para cá, tudo se tornou mais fácil, podendo ser feito com mais agilidade e, até mesmo, o avanço e evolução de tudo nos possibilita ter mais comodidade.
O problema da humanidade é que, muitas vezes, as pessoas deixam de ter atitudes incríveis por vergonha e porque poucas pessoas tomam determinadas atitudes. Deixam de abraçar, porque sentem receio de encostar em outra pessoa, como se fosse algo errado. Tudo parece que se tornou tão caro para os seres humanos, que parece machucar dizer um eu te amo seguidamente; parece que se tornou caro ceder, no ônibus, um lugar para uma pessoa mais velha sentar.
Para muitos, deve ser caro elogiar outro ser humano, mas muito barato dizer: como ele trabalha mal, como ele é feio e incapaz. As pessoas atribuem pesos diferentes às coisas e esquecem de dar valor e fazer o que há de mais simples neste mundo: respeitar o próximo e aceitar suas diferenças. As pessoas preferem comunicar-se pela internet todos os dias, mas quando encontram umas às outras às vezes nem um abraço apertado é dado. Que mundo é este em que uma tela de vidro possui um valor muito maior do que o olho no olho e pequenas outras atitudes?
Para muitas pessoas, é trabalhoso estudar, é cansativo e sem graça. Enquanto isso, outras, que não possuem a mesma oportunidade, fazem o possível e até o impossível para realizarem o sonho de entrar em uma universidade ou fazer algum curso, porque elas atribuem um valor maior para isso.
As coisas no mercado encareceram, e por que o valor e importância de determinadas atitudes não aumentam? Para alguns, é caro investir em cultura, saúde pública, educação e esporte, mas mais caro e difícil ainda é termos milhares de pessoas neste mundo que frequentam postos de saúde com condições precárias; é mais caro ainda quando existem milhares de pessoas com um dom de cantar, de praticar algum esporte ou outra atividade, mas elas não recebem suportes e apoios culturais. Por que trabalhamos tanto, pagamos tanto por tudo e ao mesmo tempo não temos o retorno desejado? Por que é tão difícil investir nos itens citados anteriormente e tão fácil tirar dinheiro do bolso de uma nação inteira todos os dias?
A verdade é que, hoje em dia, tudo se tornou tão caro, e o caro a que me refiro não é só o combustível, as contas de luz, a comida e outros itens, investimentos na cultura, educação, esportes e saúde pública. Mas se tornou raro e parece ter se tornado caro também, amar alguém de verdade, ajudar o próximo que está passando por dificuldades. Algumas pessoas acham difícil elogiar alguém quando esse alguém merece, pois consideram muito mais fácil apontar os seus defeitos.
Enquanto pararmos de dar valor ao que de fato nos faz seres melhores, não iremos crescer como seres humanos realmente. Temos que parar de achar caro atitudes simples que podem sim ser feitas todos os dias. Caro é ver alguém sofrer por coisas fúteis; é ver alguém doente sem receber carinho, atenção alguma e hospitais de qualidade. Caro é ver todo o nosso dinheiro ser investido em alguns políticos que pouco fazem para que o país cresça. Isso sim, leitor (a), que é caro, porque afinal, algo só é realmente caro, quando raramente acontece!