Nessa semana, uma polêmica envolvendo a atriz Priscila Fantin tomou conta das redes socias. A atriz que está particpando da competição ‘Saltimbum’, do Caldeirão do Huck, fez fotos para uma campanha de lingerie. Porém, em seu twitter, pouco tempo após o ensaio, fez um desabafo sobre o fato das fotos terem sido vazadas e, também, delas não terem sido tratadas como deveriam.
To chocada Q saíram as fotos Q eu acabei de fazer! Era p um catálogo!Seriam tratadas: Luz, roxos… Bom, ai estou eu sem Photoshop algum😉😳
— Priscila Fantin (@FantinPri) 18 maio 2015
O comentário de Priscila repercutiu e gerou inúmeros comentários. Teve quem defendeu a atriz, dizendo que mesmo sem retoques ela estava linda, maravilhosa e com um corpão, mas também teve quem acusou a atriz de estar fazendo uma jogada de marketing. Depois dos comentários, Priscila voltou a utilizar a rede social, para deixar um recadinho direto para todos.
O bom disso tudo é podermos falar sobre esse padrão irreal e a importância doentia q dão ao corpo. Né? O q acham?
— Priscila Fantin (@FantinPri) 19 maio 2015
Depois de tudo isso, as questões que ficam é: Priscila precisaria mesmo de retoques? Afinal, em uma visão geral, não é possível encontrar nenhuma marca ou algo que possa ser considerada um ‘defeito’. E mesmo que precisasse, por quê? Ela, assim como nós, mulheres normais, também possui marcas e imperfeições, coisas que toda verdadeira mulher possui.
Talvez, o problema disso tudo esteja na forma como esse fato é abordado: ela, por ser atriz, famosa e estar há anos exposta em sites, revistas e em canais televisivos, criou uma ‘armadura’ de perfeição. Ou seja, na visão de todos – mídia, fãs e, até mesmo, de nós mulheres – ela é perfeita e não deveria possuir nenhuma marca, estria, celulite ou qualquer outra ‘imperfeição’. O que, claro, não é verdade.
Priscila, assim como muitas mulheres, é mãe, trabalha fora e nem sempre tem tempo para cuidar de si. Sim, ela possui mais condições e pode fazer diversos tratamentos para estar em dia com a balança, com pele lisa e maravilhosa e com o corpo sarado, livre de tudo aquilo que as mulheres temem. Mas, novamente eu digo: nem sempre é assim. O que me questiono e me deixa muito intrigada, é o porque da atriz ter ‘reclamado’ em seu twitter sobre a falta do tratamento em suas fotos.
Seria o medo dos prováveis e futuros comentários – em sua maioria maldosos? A própria cobrança consigo mesma? A forma como isso seria abordada pela mídia e como seus fãs reagiriam? Não se sabe ao certo o que motivou Priscila a publicar, mas foi após esse comentário, que muitas questões, especialmente alguns tabus, foram, novamente, trazidos a tona.
Por que é necessário ser tão perfeita? Por que nossos olhos estão tão acostumados a procurarem defeitos no próximo, que não conseguimos admirar alguém por sua beleza simples e única? Eu tenho imperfeições. Tenho estrias, marcas e cicatrizes que me acompanham desde sempre e confesso que, às vezes, me olho no espelho e solto um ‘por quê?’, mas dois minutos depois, passa.
E se você, leitora, não tem estrias, pode ter celulite, marcas, pintas, sardas e também pode achar tudo horrível e querer ser diferente (tipo uma Angelina Jolie, Scarlett Johansson, Megan Fox, Fernanda Lima, Bruna Marquezine ou qualquer outra famosa).
Porém, tenho um conselho simples e prático que pode ajudar você, assim como eu, a seguir em frente e gostar mais de si mesma: se aceite. Aceite suas limitações, seus defeitos e entenda que isso é necessário para que você se torne quem é. E lembre-se que até Priscila Fantin, mesmo sem photoshop, tem imperfeições, mas é linda, maravilhosa e merece todos os aplausos do mundo.