O título de grande campeão do festival Sagra del Mandorlo in Fiore, realizado no Teatro Pirandello, em Agrigento, na Itália, foi conquistado pelo grupo de danças do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aldeia dos Anjos, de Gravataí. O evento realizou-se de 12 de fevereiro até 13 de março, quando ocorreu a premiação, junto ao Templo da Concórdia. Conforme divulgado pela Federação de Artes Populares (Febrarp), das 61ª edições do Festival Internazionale de Folklore, pela primeira vez o prêmio máximo veio para o Brasil.

Foto: Arquivo pessoal / Folha do MateProfessores Cármen Lúcia e Marco Aurélio ávila comemoram o título máximo conquistado pelo Aldeia do Anjos, de Gravataí, em Festival de Folclore, realizado na Itália
Professores Cármen Lúcia e Marco Aurélio ávila comemoram o título conquistado pelo Aldeia do Anjos, em Festival de Folclore realizado na Itália

Participação

Ao todo, 31 integrantes do CTG Aldeia dos Anjos embarcaram, no dia 6 de março, sob a direção dos professores Marco Aurélio àvila e Cármen Lúcia Müller àvila. O grupo defendeu a cultura brasileira durante nove minutos, na sexta-feira, 11, por meio de danças folclóricas e criações coreográficas próprias já apresentadas em diversos festivais pelo mundo.

Esta foi a 44° participação ‘aldeiana’ em festivais de folclore e a segunda vitória internacional do grupo brasileiro, que em 2014, foi vencedor da Ponte de Ouro do Festival Internacional de Büyüçekmece, na Turquia. A entidade que completa, neste ano, o sexagenário de fundação, já soma onze edições de campeões do Enart.

Foto: arquivo pessoal / Folha do MateGrupo durante apresentação no dia 11, em
Grupo durante apresentação no dia 11, em ‘noite de gala’

PremiaçãoAinda na categoria Dança, o vencedor foi o Grupo Folclórico Tuana de Ancara-Turquia; na categoria música, o vencedor foi o Balé Estatal S’luk de Bratislava-Eslováquia. Com o prêmio de “Melhor Traje” ficou o Grupo Folklórico Villa de Alhama da Espanha, já o prêmio de melhor atuação nos desfiles foi para a Cia Akaidaná de Bogotá-Colômbia.

Segundo a Febrarp, o festival é tido como um dos mais antigos do mundo, reunindo a cada ano delegações de diversas nações na disputa do Templo de Ouro, prêmio máximo do festival. Nesta edição, participaram grupos do Brasil, Colômbia, Eslováquia, Espanha, Grécia, Hungria, México, Polônia, Romênia, Sérvia, Tailândia e Turquia.

>> Post originalmente publicado na coluna Cultura Gaúcha.