No dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Controle do Colesterol. A data visa conscientizar os cidadãos sobre os riscos de doenças causadas pelo excesso de gordura no sangue e sobre os tratamentos disponíveis para eliminar o problema.

O colesterol que devemos controlar é o LDL, chamado de ‘mau’ colesterol, explica Sulanne Oliveira, nutricionista e consultora da Netfarma, principal farmácia online do país. “é ele que se deposita nos vasos sanguíneos formando as placas de gordura.” Já o HDL, considerado o colesterol ‘bom’, é responsável por ‘limpar’ o colesterol ruim do organismo e pode ser encontrado em alimentos como, por exemplo, verduras, feijão, azeite de oliva e damasco.

Os riscos

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil, aproximadamente 40% da população têm colesterol alto e o país registra cerca de 300 mil mortes por ano em decorrência de derrames e infartos. No mundo inteiro, 17 milhões de pessoas morrem devido a complicações cardiovasculares. 

Com forte componente hereditário envolvido, o problema do colesterol alto (hipercolesterolemia) é identificado por meio de exames de sangue.  A nutricionista consultora da Netfarma lista alguns alimentos que devem ser evitados a fim de manter os níveis de colesterol sob controle:

1. Frituras: Coxinha, risole, batata frita, chips. Esses alimentos são extremamente nocivos. Mesmo que se utilize um bom óleo vegetal ou até azeite extravirgem, ao ser aquecido, o óleo passa por reações químicas e forma gordura trans, que eleva o LDL. Prefira alimentos grelhados e assados.

2. Queijos amarelos: Prato, mussarela, cheddar, gouda. Os queijos amarelados são os que apresentam maior teor de gordura saturada e colesterol. O ideal é consumir laticínios desnatados e queijos brancos como o queijo minas, cottage, ricota.

3. Embutidos: Mortadela, salame, presunto, salame, salsicha e linguiça são alimentos com bastante gordura. Ser for consumir embutidos, evite os de origem suína, que são mais maléficos.  

4. Produtos à base de nata: Creme de leite, chantilly, manteiga e requeijão. Esses alimentos trazem alto índice de gordura saturada e colesterol. Prefira versões desnatadas e light.

5. Carnes gordas: Carnes vermelhas com gordura e pele de aves são ricas em gordura saturada. Prefira cortes magros (lagarto, alcatra, patinho, peito de frango) e tire toda a gordura aparente. O modo mais saudável de prepará-los é na grelha. Além dos citados, é bom evitar também alimentos como gema de ovo, óleo de dendê e industrializados como sorvetes, salgadinhos, biscoitos e bolachas.