A escolha profissional é resultado de uma paixão da infância: os animais. Embora algumas outras sugestões de curso superior fossem dadas, Ana Maria de Campos, 38 anos, seguiu seu coração no momento da escolha.
Foi na Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em Bagé, que a profissional deu os primeiros passos na Medicina Veterinária. Ela comenta que a metodologia de ensino era diferente, com muitas disciplinas práticas desde o início. Ana se identificou com o atendimento a animais de pequeno porte, cães e gatos, e decidiu se especializar nesta área. “Nós fazíamos os procedimentos com o animal vivo desde o início para ir aprendendo junto com o professor responsável. Isso foi muito bom”, considera. Um dos desafios enfrentados foi a distância da família, mas a experiência acadêmica foi muito válida. “A vida é isso, precisamos fazer escolhas e abdicar de algumas coisas para conquistar outras”, destaca.
Após a formatura, a médica veterinária voltou para mais perto de casa e atuou por dois anos e meio em uma clínica de Santa Cruz do Sul. Foi neste período que pôde adquirir ainda mais experiência nos atendimentos e, principalmente, nas cirurgias.
Em 2013, com a conclusão das obras de salas comerciais na residência da mãe, em Venâncio Aires, decidiu que era o momento de investir no empreendimento próprio. Em outubro de 2013, foi inaugurada a Clínica Campos. “Voltar para Venâncio era uma vontade muito grande que eu tinha e resolvi que esse era o momento de abrir minha própria clínica”, relata.
Atualização
Ana destaca que na profissão é necessário sempre se atualizar, estudar e buscar especializações. Logo após a conclusão do curso de Medicina Veterinária, ela fez uma pós-graduação em Clínica e Cirurgia. Em 2019, concluiu a formação em Ortopedia e, em 2023, deve terminar a pós-graduação em Neurologia e Neurocirurgia, ambas realizadas em São Paulo. “Sempre digo que conhecimento não envelhece. Precisamos sempre estar nos atualizando para melhor atender”, completa.
Após a formação, será a única especialista da região na área de neurologia em animais. “Na nossa profissão é necessário essa atualização para o crescimento profissional”, acredita. A clínica também conta com o atendimento de um veterinário que cobre a ausência de Ana e profissionais especializados em outras áreas que atendem no local para realização de ecografia, endoscopia e consultas de cardiologia.
Entre as dificuldades enfrentadas na atuação profissional, a veterinária cita a falta de recursos de muitos tutores para pagar os tratamentos necessários para os animais de estimação. Devido a isso, muitas vezes só procuram atendimento quando já não há o que fazer ou são necessários tratamentos maiores e com alto custo.
“Eu sou muito grata pelos clientes e a relação de confiança que conseguimos criar.”
ANA MARIA DE CAMPOS
Médica veterinária e proprietária da Clínica Campos