Uma reportagem exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, alertou para o comércio de anabolizantes feitos em laboratórios clandestinos. Em estruturas caseiras, os produtos são fabricados a partir de matéria-prima que chega da China e índia até o Paraguai, de onde é contrabandeada.
O produto ilegal chega dentro de caminhões, escondido em lâmpadas, aparelhos eletrônicos, filtros de água e, o que é mais comum, em potes de suplementos alimentares. Nos laboratórios caseiros, o pó de testosterona é manipulado e misturado a outras substâncias, como óleo de girassol ou de amendoim, para fabricar os anabolizantes piratas.
Os produtos, em geral, tem marca, embalagem, etiqueta com prazo de validade e endereço da empresa; no entanto, tudo é falso. Não há qualquer tipo de controle sanitário, o que também é fora da lei.
Uma operação da Polícia Federal fechou dois laboratórios e prendeu 18 pessoas. O negócio movimentava R$ 1 milhão por mês. Além disso, foram sequestrados bens e imóveis de alto padrão, a maioria localizada em bairros nobres do Rio de Janeiro, avaliados em mais de R$ 10 milhões. Um laboratório que funcionava no quarto de uma casa, em Porto Alegre, também foi identificado.
RISCOS à SAúDEAlém do risco do anabolizante em si, a pessoa está exposta ao risco dos contaminantes biológicos e também dos contaminantes químicos, como resíduos de solventes, de metais, todos os resíduos provenientes dessa falta de controle durante a fabricação ou mesmo da compra da matéria-prima utilizada.
Os anabolizantes – tanto os piratas quanto os originais – contêm testosterona sintética. Testosterona é o hormônio masculino, e o anabolizante feito a partir dele pode ser ingerido em comprimidos ou injetado. Devido à dose extra de hormônio, as células acumulam água e o metabolismo fica acelerado, o que potencializa o resultado dos exercícios físicos. A pessoa ganha muita massa muscular, mas existem vários efeitos colaterais.
Efeitos adversos mais comuns são atrofia do testículo nos homens, mudanças no padrão da voz em homens e mulheres, aumento a oleosidade da pele, crescimento inadequado de pelos. Podem ocorrer muitas mudanças de comportamento, como aumento da agressividade e outras alterações. O usuário ainda pode ter problemas graves de coração, de fígado, rins, ficar impotente ou desenvolver um câncer.
>> Fonte: matéria exibida em 16 de agosto no Fantástico.
***
Vale lembrar que anabolizantes são diferentes de suplementos alimentares que, quando de boa procedência e consumidos conforme prescrição médica ou de nutricionista, trazem resultados satisfatórios para a saúde e também para objetivos fitness, como ganho de massa magra.
Leia também: Picolinato de Cromo para emagrecer
Leia também: Tipos de Whey Protein
Leia também: Termogênicos aceleram metabolismo