
Morar em um apartamento é mesmo muito diferente de residir em uma casa. Mas se engana quem pensa que, só porque é um ambiente menor, a sua essência acaba se perdendo. Muito pelo contrário: hoje, além de optar por projetos personalizados, é possível inovar na decoração, ousar nas combinações do espaço e diferenciar totalmente sua residência.
De acordo com os arquitetos Giovani Bülow, Melise de Almeida e Tatiana Gullich, da House Soluções Imobiliárias, na hora de comprar um novo apartamento deve-se levar em consideração o estilo de vida de cada um, suas características, rotina e a quantidade de membros da família.
O apartamento ideal é o espaço que reflete a personalidade de seus donos, e deve ter seu layout organizado de acordo com a necessidade dos moradores. As características pessoais e o gosto dos donos são fatores que incidem diretamente no estilo da decoração e escolha do mobiliário”, acrescentam eles.
Assim, é possível pensar em espaços personalizados, pensados exclusivamente em quem vai usufruir do espaço. Abaixo, por exemplo, os arquitetos mostram o projeto de um apartamento onde reside uma pessoa que adora receber amigos. Na área social, o painel para TV foi composto com a mesa de jantar, e deixou o local mais espaçoso. Já a parede em azul, e alguns detalhes em amarelo, dão personalidade e estilo ao ambiente, deixando-o mais masculino.
SEGURANçAOs profissionais revelam que as tendências do mercado, hoje, são imóveis práticos e funcionais, e que a escolha por apartamentos está ligada à segurança que estes proporcionam.
Boa parte dos condomínios conta com portaria, câmeras e portões de segurança”, apontam.
Além disso, o custo e manutenção desses serviços são divididos entre os moradores do prédio, o que acaba tendo um custo menor do que para quem mora em uma casa, por exemplo.
Outra vantagem, segundo os arquitetos, é a diversidade de apartamentos existentes, sendo possível e fácil encontrar imóveis com amplos terraços, pátios, áreas verdes e de lazer. Ainda, a localização é outro ponto positivo dos condomínios verticais, pois, em sua maioria, são situados próximos de áreas centrais da cidade, bairros nobres e centros urbanos.
Conforme Bülow, comprar um apartamento ainda na planta apresenta inúmeras vantagens, sendo a possibilidade de personalização a principal delas.
Poder moldar o apartamento de acordo com o desejo do morador é mais prático do que ter que se adaptar a um layout já configurado, evitando transtornos com reformas, que nem sempre são possíveis”, comenta.
Além disso, torna-se mais favorável à decoração, pois permite que a escolha dos revestimentos, gesso, cores e demais acabamentos seja feita. Um exemplo, é o prédio Prime Residence, o qual proporcionou o revestimentos de churrasqueiras, lareiras e cozinhas de forma personalizada para os moradores que adquiriram imóveis na planta.
Contudo, independente de comprar na planta ou não, é importante consultar um profissional da área de arquitetura, para não errar no seu investimento”, frisa.
***
>> Quer saber mais? Conheça os imóveis da House Soluções Imobiliárias.
