Apoio familiar é de extrema importância

-

Foto: Divulgação / Tudo & TodasQuando a questão é saúde, apoio é fundamental
Quando a questão é saúde, apoio é fundamental

Passar por uma cirurgia plástica envolve muito mais do que simplesmente enfrentar o temido bisturi. é um processo que começa semanas ou até meses antes – e pode terminar apenas meses depois. O médico Alderson Luiz Pacheco, explica que a cirurgia em si, dependendo do procedimento, pode demorar menos de uma hora, mas é importante lembrar que essa é só uma das etapas enfrentadas pelo paciente.

Paciência, cuidados e repouso. São essas as principais atitudes que devem ser tidas pelo paciente e pelos familiares que ajudarão a cuidar dele nos próximos dias. Dependendo do procedimento feito, os resultados podem não ser imediatos e, mesmo após o retorno para a casa, são necessários cuidados especiais para que o resultado da operação seja o melhor possível e esse período seja menos dolorido.

Exemplo comum de classe que normalmente precisa de auxílio após a realização de cirurgia plástica, são as mães que tiveram filhos há pouco tempo. Dependendo do procedimento feito, como uma abdominoplastia ou implante de silicone, por exemplo, elas não poderão levantar peso durante certo tempo, e isso inclui o bebê.

Além do aspecto físico há o emocional que deve ser trabalhado antes da cirurgia. Antes do procedimento, é preciso que haja uma conversa franca entre paciente, familiares e médico, para que sejam colocados os ‘pingos nos is’. é importante entender o motivo que levou o paciente a querer optar pela cirurgia. Ela não pode ser uma forma de mascarar um problema emocional, por exemplo – e isso é algo comum.

O paciente precisa ter extrema confiança no médico e na pessoa que ficará responsável pelos seus cuidados após o procedimento, afinal, pode ser necessário o auxílio para tomar banho, uma dieta diferente e a ajuda para trocar os curativos. Se curar sozinho de uma cirurgia é sempre mais difícil, pois você pode ficar debilitado de algumas ações por alguns dias.

Todas as cirurgias, independente se ela foi feita na face, como uma rinoplastia, blefaroplastia ou otoplastia, ou no corpo, como uma lipoaspiração, implante de silicone ou abdominoplastia, pedem por períodos de repouso e o não esforço físico, – como não levantar pesos, por exemplo, – pois isso pode fazer com que os pontos se rompam e o processo do pós operatório torne-se mais demorado e dolorido.

Antes de realizar qualquer procedimento, o paciente precisa levar em consideração os prós e os contras, ter uma expectativa realista da situação – o médico deve ajudar nessa parte, – e ficar ciente de que, em muitos procedimentos, ele ira ‘trocar’ uma ‘imperfeição’ que o incomoda por uma cicatriz.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido