Quem não gosta daquelas famosas bolachinhas de Natal?

Existem algumas histórias que contam a origem desses simpáticos biscoitos de gengibre. Uma delas relata que eles nasceram na Rússia, por volta do século IX. Tratava-se de uma deliciosa mistura de mel, suco de frutas e farinha. Com o passar dos anos, passaram a compor esta receita algumas especiarias, tais como: gengibre, canela, nozes e outra.

Estes tradicionais biscoitos, originalmente chamados de Pryanikis, eram feitos em formato de animais para enfeitar as árvores de Natal. Eram confeccionados com o intuito de presentear e alegrar, para casamentos, festas e celebrações. Fazia-se com formato de anjo somente quando se destinava a pessoas adoentadas.

Bolachas de Natal

Ingredientes para a bolacha:

300g de farinha de trigo (um pouco mais para amassar)200g de manteiga (temperatura ambiente)100g de cacau em pó50g de açúcar mascavo50g de açúcar em pó2 ovos1 colher de sopa de mel2 colheres chá de gengibre em pó1 colher de chá de canela em póRaspas de 1 limão1 pitada de sal

Ingredientes para decorar:

½ clara150g de açúcar em pó1 colher de café de suco de limão

Modo de preparo:

Na batedeira, bata a manteiga com os açúcares até obter uma mistura cremosa.

Junte os ovos e bata por mais uns minutos.

Adicione a farinha, o gengibre, a canela, o sal e as raspas de limão.

Misture tudo muito bem e coloque a massa sobre uma bancada com farinha, amassando-a até soltar da mão (se preciso for, adicione mais farinha).

Leve ao frio por, pelo menos, quatro horas.

Abra a massa e corte as bolachas.

Coloque-as sobre uma forma forrada com papel vegetal e leve ao frio por mais 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180°C. As bolachas devem ficar aproximadamente 20 minutos no forno.

Bata a ½ clara na batedeira e, quando a mesma estiver com uma espuma leve, adicione o açúcar e bata até atingir o ponto de glacê.

Junte o suco de limão e bata por mais uns minutos.

Decore as bolachinhas seguindo a sua criatividade.