Para comemorar o novo Tudo & Todas, fizemos um amigo secreto artesanal. Se eu gostei da ideia? Eu A M E I. Customizar um presente é algo que me deixa super – hiper – ultra – mega – master eufórica. Ter a possibilidade de materializar em um presente algo com que uma pessoa se identifique funciona como combustível para os criativos que adoram desafios.

Neste amigo secreto, tirei a Mônica – que é daquelas colegas fofas que tu tem vontade de fazer um chaveirinho para levar na mochila – e, desde o início do processo, pensei em algo que, direta ou indiretamente, envolvesse uma das paixões da Mô: a leitura.

Depois de pensar e buscar referências na internet, optei por algo que a Mô pudesse usar no quarto dela: um aparador de livros. Para o processo de criação ficar mais divertido, lancei um desafio: criar um presente sustentável com o menor custo possível.

Para mostrar como foi a criação do presente, dividi o processo em cinco passos:

– PRIMEIRO PASSO: O que tu vai precisar?

 

1 – Cola branca 2 – Tinta para madeira (usei branco, mas a cor é opcional)3 – Tesoura4 – Base em L (não tinha a base pronta, mas dei outra solução que explico posteriormente)5 – 4 latas de atum (latinhas de sardinha ou outros objetos redondos são opções)6 – Coroa (pode ser substitúída por qualquer outro enfeite)7 – Pincel8 – Retalhos de tecido (a indústria têxtil veio para nos ajudar porque tem um tecido mais lindo que o outro)9 – Cola Quente

– SEGUNDO PASSO: Pintar as bases em L e colar os tecidos

Como eu não tinha a base pronta, recrutei meu pai – o Naôr também adora as aventuras artesanais – para me dar um help. Solucionamos o problema com um pedaço de madeira que restou de uma gaveta desmontada. Com a madeira cortada e pregada, iniciei a pintura. Acelerei o processo de secagem com um ventilador. Depois de três camadas de tinta, comecei a colar o tecido com a cola branca. Utilizei um pincel para espalhar a cola e, com as duas mãos, fixei o tecido na base.

– TERCEIRO PASSO: Pintar as latinhas de atum, a coroa e colar as ‘bolachas de papel’

A ideia inicial era deixar as latinhas em sua cor natural e aplicar tecido em suas laterais. No meio do processo, resolvi pintar as latinhas com um spray multiuso vermelho para combinar com as cores do tecido e da base. Com o mesmo spray, pintei a coroa comprada em uma loja de artesanato. Depois de prontas as latinhas, utilizei a cola branca para colar as ‘bolachas de papel’ com trechos de livros que a Mô gosta.

– QUARTO PASSO: Finalizar os detalhes e montar a estrutura

Com todas as partes prontas, iniciei a finalização. Utilizei cola quente para colar o laço na coroa e, em seguida, colocar a coroa e as latinhas nas bases. é preciso cuidado nesta etapa, pois o acabamento, mesmo sendo no finalzinho de tudo, é essencial para que tudo fique perfeito.

– QUINTO PASSO: A embalagem

Ao menos para mim, um presente artesanal deve ser customizado em vários aspectos, inclusive na embalagem. Encontrei um pedaço de papel pardo e cruzei os dedinhos para que tivesse tamanho suficiente para envolver o presente. Para a alegria geral da nação, era o tamanho exato, sem sobrar, nem faltar. Como não usei todo o retalho para o aparador, utilizei o restante para envolver a embalagem. Para ficar mais divo, aproveitei um restinho de barbante para amarrar tudo.

Gente, preciso dizer que a minha amiga secreta morreu de amores?Fiquei contentona com o resultado e já estou imaginando um aparador de livros para o meu quarto.

Ficou com vontade de fazer também? Então dá uma espiadinha nos itens e vê o que tu tem em casa. Se faltar algum item, é só usar a criatividade e modificar. Além de reaproveitar objetos que talvez não tenham mais sua utilidade original, todo o processo criativo é divertidíssimo.

Experimente!