Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasQuem tem medo de encarar um tutu?
Quem tem medo de encarar um tutu?

Experimentar figurino, repassar horários, marcar salão de beleza, ensaiar, ensaiar, ensaiar… Essa é a rotina de quem se prepara para uma apresentação de fim de ano. E não é que bate um nervoso?

Aliás, tem coisas na vida para as quais certamente não se tem idade. Criança ou adulto, se expor diante de uma plateia sempre gera apreensão. E quando já se passou (e muito) das duas décadas de vida e é necessário se apresentar usando um tutu?

Pois é essa experiência que meu grupo de ballet (cujas demais integrantes ainda nem chegaram nas duas décadas de vida) vai viver no fim deste mês. Na apresentação de fim de ano da Escola Pontinha dos Pés, encararemos um colant, um tutu e uma sapatilha, em uma coreografia com mais de quatro minutos de duração (acreditem, quatro minutos é muita coisa quando se está no palco).

O espetáculo da Escola terá como temática ‘A dança no mundo’, e cada grupo apresentará uma coreografia inspirada em danças típicas de diferentes países, como Estados Unidos, Japão, Espanha… Eu, ao lado da professora Melina Elwanger, farei um dueto para a dança de abertura, a qual mostra a história de uma menina que descobre a estátua de uma bailarina, a qual ganha vida. (Sim, também não sei como fui me meter nessa… hehe…)

A verdade, no entanto, é que é uma delícia viver todo esse clima, se preocupar com os detalhes, convidar todos os amigos e convocar toda a família para assistir.

E o que isso tem a ver com a ‘Briga de Peso‘? Absolutamente tudo! Além do ballet fazer um bem danado para a saúde (veja aqui, aqui e aqui), encarar uma apresentação é também um grande desafio. Afinal, todos esperam uma performance digna do Bolshoi, e quando se inicia na dança clássica aos 24 anos, não é tão simples conseguir isso (na verdade, é mais fácil ir chorar no cantinho).

é por isso que olho para as pequenas bailarinas – que muitas vezes choram durante a apresentação, ou apenas ficam segurando a saia e se balançando, ou ainda que correm para os braços da mãe, tímidas com tantos olhares – e me alegro com elas, feliz porque estão tendo a oportunidade de desenvolver diversas habilidades físicas e emocionais ainda na infância.

Foto: Ana Flávia Hantt / Tudo & TodasSão ou não são uma graça, essas pequenas bailarinas?
São ou não são uma graça, essas pequenas bailarinas?

Quer me dar uma força e ir assistir a apresentação da Pontinha dos Pés?

Será no dia 29 de novembro, às 20h, no ginásio do Colégio Oliveira Castilhos. Os ingressos custam R$ 8 e podem ser adquiridos com as integrantes da escola.

E se você for, não esquece de nos aplaudir, ok? 😉

Quer ver o que vai rolar na apresentação? Confere alguns trechinhos gravados com duas turmas infantis da Pontinha dos Pés:

[VIDEO_331]