Para se ter um armário cápsula, segundo a estilista e modelista Michele Schwin, tudo deve começar com a limpeza do armário. Michele comenta que, normalmente, quando é hora de limpar, percebemos que há roupas penduradas em cabides que nem sequer era movimentado.
Leia também: O que é um armário cápsula?

Com base nisso, Michele destaca um passo a passo:Passo 1: O segredo para limpar o seu armário é esvaziá-lo completamente. Eu sei, soa como uma montanha de trabalho. Mas funciona. Tire absolutamente tudo para fora de seu armário e coloque sob sua cama.
Passo 2: Organize cada item em uma dessas quatro pilhas: VOCê AMA E USARIA AGORA! A peça se encaixa. é certa para o seu estilo de vida. Você se sente confortável e confiante ao vestir. ótimo, agora coloque novamente em seu armário.
TALVEZ. Isto é para itens que não se encaixam muito bem, a cor é um pouco fora, têm valor sentimental, mas você simplesmente não usa, ou você está mantendo porque você pagou muito por ele, mas você não vai usar. Coloque tudo isso em uma caixa e guarde-a na garagem. Você pode recuperar os itens desta caixa, mas você provavelmente não vai. Se eles ainda estiverem na caixa, no final de uma temporada, é hora de dizer adeus.
NãO. Auto-explicativo. Doe, troque com uma amiga ou venda para ajudar nas suas novas aquisições.
SAZONAL. Casaco de lã no verão? Provavelmente você não irá precisar. Se ele não está em temporada, mas você o ama, coloque-o em uma caixa agradável guarde em algum lugar agradável. Você definitivamente vai usá-lo só quando a estação apropriada voltar.
Passo 3: Avalie o que é deixado em seu armário: o seu perfil de vestir está ali. Seu verdadeiro estilo deve estar praticamente gritando. A partir daqui, eu sugiro que você passe um tempo sem comprar coisas para o seu armário. Viver com o que você tem por um tempo vai te ensinar muito sobre o seu estilo e o que você realmente precisa. Uma vez que esse período terminou, faça um plano e, em seguida, compre as peças que realmente faltam para completar os seus looks.
Conforme Michele, depois de fazer tudo isso, é hora de editar e finalizar o processo. Para a estilista e modelista, você pode, por exemplo, ter dois ou três armários cápsulas, um para o dia a dia, outro para o trabalho e outro para os finais de semana. A profissional salienta que não é preciso impor um número máximo de peças ou seguir regras para o seu armário, desde que você lembre que menos é mais e que a ideia aqui é a praticidade, economia e aproveitamento de tempo.
Além dos passos já citados, Michele revela mais um:

Passo 4: Este é para quando você já estiver expert no seu armário. Você pode definir o tempo que irá usar aquele armário cápsula, e quando irá revigorá-lo ou fazer alguma alteração. De acordo com a necessidade que você viu em seu estilo de vida, você poderá definir aqui um número de peças que são ideais para você. Esse número deve conter não só roupas, mas também jóias e acessórios.
PRóS E CONTRAS
Michele destaca que o armário cápsula possui prós e contras. Entre os ‘prós’ ela ressalta: – O melhor aproveitamento das peças que você já possui no guarda-roupa. às vezes, temos tantas roupas no guarda-roupa que fica até difícil ser criativa nas combinações. Quando você limita o número de peças, consegue versatilizar o que tem. – A economia no bolso. Você não comprará roupas novas toda hora e, assim, poderá organizar seu orçamento destinado a roupas. Evita de gastar com peças desnecessárias.- Você só irá usar peças que ama muito, que traduzam o seu perfil. Isso é um princípio.- Otimiza o espaço no seu guarda-roupa, que não ficará cheio de roupas.- Irá descobrir o seu estilo, pois montar um armário cápsula nada mais é do que um exercício de auto-conhecimento.
Já entre os ‘contras’, a estilista destaca:– Talvez essa re-organização não seja o seu perfil e isso faça você se confundir ainda mais quanto ao seu estilo. – Talvez você sinta necessidade de pedir ajuda para alguém que trabalhe com organização de armários. Um personal stylist que possa te orientar a encontrar uma maneira mais apropriada de fazer isso, sem errar e conseguir desapegar do que você não usa.- Cuide para não cair no básico todos os dias. Todo armário cápsula exige dedicação e planejamento num primeiro momento, com peças básicas e fashionistas ou com alguma outra informação também.