Como já dizia Martinho da Vila, existem mulheres de todas as cores e de muitos amores. Mulheres atrevidas e acanhadas. Mulheres cabeças e desiquilibradas, mulheres confusas, de guerra e de paz. E o mundo está cheio delas. Principalmente o mundo de seriados. Mulheres corajosas, mulheres destemidas, mulheres ‘patricinhas’, mulheres medrosas, mulheres. Belas mulheres. O mundo é das mulheres, como já foi comprovado por várias pesquisas realizadas ao longo dos anos e uma grande prova disso é que, geralmente, as mulheres são as personagens principais de telenovelas, filmes e seriados. Baseado nisso, separei uma lista das cinco mulheres mais diferentes que se pode encontrar em séries conhecidas (‘Revenge’, ‘Friends’, ‘Melrose Place’, ‘Bones’ e ‘Game of Thrones’).
Aquela velha história de que uma mulher machucada emocionalmente ou injustiçada no passado, guarda mágoas e pode planejar uma vingança, é a mais pura verdade! E, em ‘Revenge’, é possível encontrar exatamente este tipo de mulher. Amanda Clarke é a personagem que representa essa personalidade feroz. Extremamente inteligente, fugaz e determinada, esta mulher pode ser o maior pesadelo de qualquer pessoa que não a tem como amiga. A personagem é a mais vingativa da televisão norte americana e pode ser a demonstração mais convicta do lado vingativo de todas as mulheres do mundo.
A mulher persistente pode ser representada pela personagem Catelyn Stark, de ‘Game of Thrones’. Toda mulher, com certeza, tem um pouco de bravura e coragem presentes em sua personalidade, mas poucas fazem bom uso destas qualidades. No olhar, trazem a vontade e ferocidade. Nas atitudes, a coragem de uma guerreira. Suas palavras podem ser cortantes como facas. E consigo carregam todos os sonhos e desejos que almejam conquistar ao longo da vida. Sempre fiéis e persistentes, nunca desistindo daquilo que as fazem felizes.
Perfeccionismo pode ser, muitas vezes, um defeito. Principalmente quando isso interfere em suas relações pessoais, como é o caso da personagem Monica Geller, da série ‘Friends’. Sempre querendo manter tudo na perfeita ordem, às vezes, este tipo de mulher pode esquecer que nem todas as pessoas pensam e levam a vida dessa forma. E se as coisas não saem como o planejado? é o fim do mundo! é ótimo quando se dita as regras e se organiza os acontecimentos, mas nem sempre é bom ser o sujeito que recebe tais ações.
O mundo é dos espertos e os espertos são aqueles que não se deixam levar pelas emoções. Esta frase se encaixa perfeitamente na vida da personagem Temperance Brennan, do seriado ‘Bones’. Racional ao extremo, é o tipo de mulher que, quase nunca, irá se decepcionar, pois não cria expectativas e não sofre desilusões. Mas se o que dizem é verdade – de que as mulheres racionais, quando sentem, sentem com todo o coração – muitas mudanças podem estar chegando. E chegando para ficar.
Ser indepente é uma qualidade muito bem vista entre as mulheres e dá para se dizer que todas, sem exceção, levam um pouco de independência consigo. A independente Amanda Woodward, de ‘Melrose Place’, que o diga. Bem determinada e cercada por admiradores, este tipo de mulher sempre vai conseguir o que quer. Por mais difícil que possa parecer, para ela, não é impossível. Outro detalhe importante sobre a mulher independente: ela sempre vai gostar de si mesma e, por isso, fará com que todos gostem dela também.
Racional, perfeccionista, independente, vingativa, sentimental, persistente, corajosa ou brava, todas são mulheres. E ser mulher, por si só, já é maior batalha que podemos enfrentar em um mundo não tão feminista no qual vivemos hoje. Portanto, seja feliz apenas por ser mulher e ser exatamente quem é!