é difícil entendermos, é difícil aceitarmos, mas tudo tem seu tempo para acontecer, para surgir, para dar certo e para se transformar.
é difícil entendermos o porquê de perdermos pessoas queridas nos piores momentos de nossas vidas. é complicado aceitarmos que temos que ser fortes quando o que mais temos vontade de fazer é fugir para bem longe, em um lugar deserto.
é difícil entendermos por que existem momentos em nossas vidas que temos que passar quando menos queríamos. Volta e meia, as coisas acontecem e uma das perguntas que muitos de nós fazemos frequentemente é: “Por que foi acontecer isso justo comigo?’, “Por que eu tenho que passar por isso?” Ficamos nos fazendo perguntas, tentando encaixar as peças e tentando descobrir o porquê disso, o porquê daquilo.
Podemos ficar velhinhos e ainda não conseguiremos montar por completo o nosso quebra-cabeça, que é o que chamamos de vida. Podemos ter 80 anos e ainda não estarmos completamente felizes. Talvez isso tenha acontecido, porque, no decorrer da vida, nos preocupamos tanto em encaixar as peças rapidamente, sem ao menos nos darmos conta de que tudo tem o seu tempo para acontecer. Se caso não deu certo no momento, vai dar certo em outro.
Os seres humanos, em sua grande maioria, se preocupam demais em estar bem financeiramente para poderem estar felizes de fato. Se a felicidade para alguém só depende do dinheiro e das conquistas materiais, esse alguém não será feliz, porque a felicidade não deriva de dinheiro, de casas maravilhosas e de carros de luxo, mas, sim, ela é fruto da alma e, quando um ser está bem consigo mesmo e em paz com o seu espírito, ele terá conquistado a felicidade plena.
Os seres humanos se preocupam em juntar as peças do quebra-cabeça, mas, muitas vezes, se preocupam tanto com os outros, com a vida dos outros, com os bens materiais dos outros, e acabam esquecendo de montar humildemente o seu próprio quebra-cabeça, pois fazem mais questão de montarem o quebra-cabeça do seu semelhante.
O importante, caro(a) leitor(a), é você não ficar tão preocupado em encaixar as peças de seu quebra-cabeça, ou melhor, de sua vida. O que, de fato, você precisa, é viver honestamente, semeando bons valores no mundo e agindo corretamente. Desta forma, automaticamente as peças se encaixarão e, quando você tiver alcançado uma bela idade, o seu quebra-cabeça estará pronto e será o mais lindo, talvez não para os outros, mas, sim, para você, porque a vida é bonita para quem sabe vivê-la e para quem sabe ver a sua beleza.
Não se preocupe se algo deu errado. Lembre-se novamente: tudo tem o seu tempo e hora certa para acontecer. Quando menos você esperar, as peças se encaixarão e você entenderá o motivo pelo qual passou por isso, ou por aquilo. Tudo o que acontece e que, muitas vezes, é visto como ruim, é uma provação. Existem momentos que você precisa passar para que possa aprender e evoluir como um ser humano de bem.
Não se preocupe com o quebra-cabeça dos outros. Monte o seu de forma tranquila, serena, humilde e honesta. Não tenha pressa, não tenha medo, deixe de lado as lamentações. Você nasceu para brilhar e, tudo o que lhe acontece, apenas lhe fará crescer. E quando você aprender a viver, até os ventos soprarão a seu favor!