Vocês veem dezenas de propagandas sobre vitaminas que auxiliam a aumentar a disposição e o bem-estar, mas ficam na dúvida se podem ou não ingerir essas verdadeiras ‘cápsulas de saúde’?
Já é clichê dizer, mas com a correria do dia a dia, é cada vez mais difícil adquirir todos os nutrientes necessários somente com a alimentação. O resultado disso é cansaço físico e mental, resfriados e falta de disposição.
As vitaminas são fundamentais para a preservação das células e tecidos do corpo humano, fortalecimento dos ossos e dentes, promoção do crescimento, prevenção de envelhecimento celular, transporte do oxigênio e preservação das estruturas do sistema nervoso.
Segundo a farmacêutica Juliana Schwengber Gassen, algumas pessoas apresentam deficiência de vitaminas porque não se alimentam bem, ou porque o organismo não dá conta de absorvê-las em decorrência de alguma doença ou dificuldade do corpo.
A deficiência de vitaminas, porém, pode levar a doenças como raquitismo, obesidade, distúrbios metabólicos, anemia e outras. Entre os sintomas, está pele com aparência seca e áspera com descamação, atraso no crescimento físico e problemas no desenvolvimento cognitivo e motor, além de cansaço e sonolência.
Nestes casos, o uso de suplementos é especialmente recomendado. No entanto, podem haver diferenças de dosagem de cada uma delas, por isso, a consulta a um médico ou nutricionista é muito recomendado.
PRINCIPAIS VITAMINAS E SUAS FUNçõES:
Vitamina A: Preserva as células e tecidos do corpo, constitui os pigmentos visuais e combate os radicais livres;Vitamina D: Fortalece os ossos e dentes, promove o crescimento e favorece a absorção de cálcio e fósforo no organismo;Vitamina E: é antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular;Vitamina K: é importante para a coagulação sanguínea;Vitamina B1: Trabalha no metabolismo energético;Vitamina C (ácido Ascórbico): Promove a absorção do ferro, atua na síntese do colágeno presente nos tecidos, está presente nas reações metabólicas, é antioxidante e neutralizador de radicais livres;Vitamina B2 (Riboflavina): Atua no metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios como componente de duas coenzimas;B6 (Piridoxina): é importante para o sistema nervoso e participa do metabolismo das proteínas e do glicogênio;Vitamina B12: Indispensável no processo de formação das células do sangue e preserva as estruturas do sistema nervoso;ácido Fólico: Atua na formação do DNA e RNA para a síntese proteica, participa também do transporte de oxigênio.
>> Matéria publicada no caderno Mais Saúde, que circulou em fevereiro de 2015.