
Com o aumento das baixas temperaturas e a sensação de frio intenso, causado pelo vento, é comum que as pessoas fiquem com a coluna mais curvada e os músculos mais retraídos, o que implica na má postura e no aumento das dores nas costas e na região do pescoço. Além disso, no inverno, os músculos tendem a se contrair, numa reação normal ao frio, o que pode provocar dores musculares e nas articulações.
O inverno também impacta o comportamento das pessoas, que tendem a ficar desmotivadas para realizar exercício físicos com mais frequência, principalmente em lugares ao ar livre. Mesmo assim, é necessário inserir novos hábitos ao dia a dia, para evitar o surgimento de dores e desconforto, em decorrência das baixas temperaturas. Neste caso, manter o corpo agasalhado e praticar alongamentos constantes, entre outras práticas, pode impedir a manifestação destes sintomas desagradáveis.

De acordo com a fisioterapeuta Cláudia Henn, nesta época do ano, é necessário redobrar os cuidados com a saúde. “As contraturas musculares ocorrem quando a musculatura fica encurtada e mais inflamada em alguns pontos, principalmente nos ombros”, afirma. Para evitar que isso ocorra, a profissional indica sete práticas simples, que podem ser inseridas no conforto de casa ou no trabalho.
Atividades práticas
- Faça alongamentos
- Utilize bolsas quentes
- Utilize bola de tênis no ponto da dor
- Respire fundo e mantenha os ombros longe das orelhas
- Evite ficar na cama para assistir à TV ou trabalhar. A tendência é escorregar e ficar numa postura favorável a lesões
- Mexa-se, evite ficar muito tempo na mesma postura
- Tenha cuidado com a postura curvada diante às telas
Práticas utilizadas na fisioterapia
Na fisioterapia, são utilizados aparelhos para analgesia (evitar as dores), massagens relaxantes, terapias com pedras quentes e pindas chinesas, liberação miofascial (massagem para liberação de contraturas) e o pilates, uma das terapias mais procuradas no inverno.
LEIA MAIS:
