Já apresentamos aqui no ‘Briga de Peso’ o ballet fitness, modalidade derivada do ballet clássico, a qual costuma ser voltada a mulheres e homens mais maduros, que buscam por meio da dança uma forma de praticar um exercício físico e manter o corpo forte e saudável.
A lista de benefícios é grande: corpo definido, força e firmeza na pele e em membros diversos, além de equilíbrio e flexibilidade. Além disso, os exercícios trabalham a capacidade aeróbica, o que acelera o metabolismo e ajuda na queima de calorias.
Neste início de ano, a Escola Pontinha dos Pés está com duas turmas de ballet fitness, e na última semana, visitei os grupos e fiz alguns registros.
Gostaria de chamar a atenção para um dos aspectos dessa modalidade: o alongamento, uma das etapas da aula que, aliás, é o que motiva muitas pessoas a irem em busca da dança clássica.
Não é por menos. Os alongamentos são excelentes para relaxar o corpo e a mente. Entre os benefícios específicos estão:
– redução de lesões;- relaxamento do corpo;- ativação da circulação;- corpo mais solto e leve;- correção da postura;- aumento da agilidade, mesmo com idade avançada;- benefícios para a coordenação;
Em um registro fotográfico, veja alguns dos alongamentos feitos na aula:
Caso você tenha se preocupado com a execução de algum alongamento em específico, a professora Melina Ellwanger (essa moça flexível que aparece nas últimas fotos), avisa que os exercícios são feitos respeitando os limites de cada um. Vale lembrar que flexibilidade é uma característica que se adquire com treino, portanto, é dando o primeiro passo que se chega lá!
E aí, ficou com vontade de tentar?
Um registro das atuais turmas de ballet fitness da Escola Pontinha dos Pés: