Há quase um mês, os brasileiros estão tendo a oportunidade de acompanhar uma das maiores competições esportivas: a Copa do Mundo Fifa 2014. A cada partida, a população pode ver um show de dribles, passes e lançamentos, sempre realizados pelos melhores jogadores do planeta.

Mas o futebol, especialmente no Brasil, extrapola a competição mundial. Ele está nas aulas de Educação Física, nos terrenos baldios, nas quadras de futsal e em qualquer lugar em que seja possível ‘bater uma bolinha’. Essa modalidade é responsável por colocar em movimento milhares de crianças, adolescentes e adultos, que encontram na paixão pelo esporte, uma fuga para problemas como o sedentarismo e a obesidade.

Há menos de uma semana para a grande final da ‘Copa do Mundo’, o ‘Briga de Peso’ conversa sobre futebol com o profissional de Educação Física, Cássio Rauber, da Academia Corpo & Alma. Eles nos falou sobre as vantagens dessa modalidade e sobre como as mulheres também podem se beneficiar. Veja:

Foto: Divulgação / Tudo & TodasFutebol favorece a força muscular e a densidade óssea
Futebol favorece a força muscular e a densidade óssea

No geral, quais os benefícios obtidos por quem joga futebol? O futebol acaba se tornando um exercício físico vigoroso, com sobrecarga suficiente para se obter melhor resposta nas variáveis metabólicas. Podendo-se afirmar que quem o pratica, obtém melhoras nas condições cardiopulmonares, força muscular, melhoras na densidade mineral óssea, tendo uma melhora em sua autoestima e autoimagem, e por se tratar de um esporte coletivo, é um ótimo meio de aumentar seu círculo de amizade.

O praticante de fim de semana deve ter algum cuidado especial?Como o futebol é um esporte de contato e intensidade elevada, acabamos estando mais sujeito a lesões. Para o praticante do futebol de fim de semana, é aconselhável que realize alongamentos, e procure algum exercício de força e capacidade aeróbia durante a semana. Também é importante a consulta a um médico para certificação da saúde do coração.

Como as mulheres podem se beneficiar da prática desse esporte? Como a maioria das mulheres admiram e procuram ter pernas e glúteos tonificados, o futebol é uma das formas que proporciona este benefício, além, claro, de todos os benefícios citados acima.

Quais exercícios físicos são complementares ao futebol? Além dos exercícios de técnica com bola, utiliza-se de exercícios que complementem o jogo e que servem para melhoria da aptidão física do jogador. Alongamentos e exercícios funcionais, de saltos, lateralidade, giro, são muito utilizados. Musculação é uns dos meios de fortalecimento. Os clubes de futebol utilizam academias tendo maior variedade para trabalhar força em membros superiores, além dos membros inferiores.

Sabe como isso é importante? A Assova, por exemplo, realiza na Academia Corpo & Alma diversos treinos de força durante a semana. Eles são complementares aos treinamentos realizados com bola. Veja a galeria de fotos:

[GALERIA_239]

Cássio Rauber ainda comenta que o futebol, como um dos esportes mais populares do mundo, está no gosto de muitas pessoas, e com isso também traz inúmeros praticantes. “é uma ótima forma de investimento do poder público para a promoção da saúde da população, podendo reduzir o sedentarismo. Toda a prática de esporte que se faz com gosto, a probabilidade de desistência é menor”, opina.

Gostou? Então que tal começar a praticar o futebol como meio de investir na saúde?

Fica a dica!