Quem não deseja conquistar “corpo são, mente sã”? Com a rotina agitada, as pessoas buscam formas de encaixar na rotina atividades que as ajudem a manter a saúde. Também conhecida como dança da vida, a Biodanza é uma prática ainda pouco conhecida e que consegue unir bem-estar físico e equilíbrio emocional.

“A biodanza é um conjunto de movimentos ritmados que integram as relações humanas e que remetem a uma reeducação afetiva e às funções originárias da vida, como a alegria e a paz interior”, afirma Suely Zamataro, professora de biodanza e voluntária da APAM – Associação Paulista de Amparo à Mulher.

Criada pelo psicólogo chileno Rolando Toro em 1965, a biodanza foca em aumentar o nível de saúde, desenvolvendo a comunicação e a criatividade. “Nas aulas, incentivamos os participantes a expressarem suas emoções e sentimentos para assim chegarem ao autoconhecimento”, revela Suely.

Geralmente as aulas duram cerca de duas horas. A voluntária da APAM lista os benefícios gerados pela prática da dança: controle da ansiedade, melhora da saúde psíquica, aumento de autoconfiança e diminuição do estresse.