Você escolhe todos os dias o caminho que percorre, pois ele é resultado de suas atitudes, de suas crenças, de suas energias, das amizades que você tem, de seus sentimentos e principalmente das escolhas que você faz na vida.
Você pode não ter escolhido ser pobre, mas se de fato quisesse ter uma vida um pouco melhor, poderia agir diferente, pensar diferente e correr atrás do que realmente deseja. Nada cai do céu.
Há muito tempo as pessoas comentam que existe o caminho do bem e o caminho do mal. Você já parou para pensar a respeito de qual caminho que você está percorrendo? Quais são as atitudes que você tem todos os dias e qual é o caminho que elas fazem você trilhar?
Pense em você. Como você agiu quando alguém pediu alguma coisa simples e você recusou? O que você fez quando tinha horas e horas livres do seu dia? Você produziu alguma coisa, ou simplesmente ficou matando tempo? O tempo é igual para todas as pessoas, mas o que difere uma pessoa da outra é a organização. Quantas vezes você já ouviu uma pessoa dizer que não tem tempo para fazer muita coisa, enquanto que você fazia o dobro de coisas que ela, e ainda tinha tempo para si? Particularmente acredito que quanto mais coisas as pessoas têm para fazer, mais tempo acham para outras atividades e, quanto menos compromissos possuem, mais acham difícil realizar uma atividade diferente. Sabe por quê? Porque se acostumam assim, porque se acostumam com a comodidade.
Não é necessário você exigir do próximo que ele faça um turbilhão de coisas, mas se ele não cresce profissionalmente, será que não é devido às escolhas que ele faz e ao caminho que ele está percorrendo? Não quer dizer que todos precisam trabalhar, estudar, fazer cursos e tantas outras atividades, mas você consegue perceber a diferença entre uma pessoa que desempenhou tantas atividades e outra pessoa que não fez nada de diferente? Como cada uma delas está hoje? Um velho ditado já dizia: ‘o sol nasce para todos, mas ganha sombra quem merece.’
O que faz a diferença, não é o que você tem, nem tampouco todo o dinheiro que você investe, mas sim, as atitudes que você exerce todos os dias, o que você é, e as escolhas que você faz. São as suas escolhas que fazem você ser diferente. Você que escolhe se quer estudar ou não, se quer crescer ou não como ser humano e profissional, você que escolhe se quer trabalhar ou quer ficar dormindo, se quer aprender outro idioma ou ficar passeando na rua. Meu objetivo não é interferir nas suas escolhas, mas fazer você refletir e perceber que o que acontece com você é consequência do que você fez no decorrer de sua vida até o momento. Não é necessário que você seja reconhecido pelas pessoas por ser um bom profissional, mas também não é necessário você se queixar se as coisas não dão certo, sendo que você não teve a boa vontade de ir em busca da concretização dos seus objetivos.Ideias meu caro (a), existem muitas neste mundo, mas o que falta são pessoas que colocam a cara para bater, que correm atrás, que deixam de dormir algumas horas porque querem fazer seus trabalhos bem feitos. A verdade é que muitos seres humanos preferem dormir ao invés de lutar para crescer.
Não viva somente de ideias, viva de ideias e atitudes. Isso que faz a diferença, e mais, jamais esqueça de que o caminho que você percorre, nada mais é do que as escolhas que você faz!