A partir de amanhã, cerca de 400 atletas entrarão em quadra para disputar medalhas no Campeonato Brasileiro de Patinação. Esse é um evento inédito na cidade e região, e uma oportunidade única para assistir de perto aos maiores patinadores do país.

Foto: Divulgação / InternetDurante a competição, público terá a oportunidade de presenciar apresentações de atletas consagrados, como Marcel Stürmer, tetra-campeão dos Jogos Pan-americanos
Durante a competição, público terá a oportunidade de presenciar apresentações de atletas consagrados, como Marcel Stürmer, tetra-campeão dos Jogos Pan-americanos, que fará uma participação especial na competição de mini-grupos.

Por ser um evento extenso, no entanto, muitas pessoas podem ficar com dúvidas. Por isso, o T&T organizou este post, com as principais informações para não perder nada da competição.

>> Quando é?15 a 18 de abril – Campeonato Brasileiro (competição de nível mais alta, por meio da qual os atletas buscam vaga para disputar o Sul-Americano e o Mundial)19 a 22 de abril – Torneio Nacional (competição promocional, preparatória para os atletas ingressarem na classe internacional)

>> Onde é?Ginásio Poliesportivo, localizado no Parque Municipal do Chimarrão – Venâncio Aires – RS

>> Quanto custa?Não haverá cobrança de ingresso.

>> Qual é o horário das competições no fim de semana?

– Sexta-feira – 15/0411h30min – Figuras Obrigatórias17h45min – Solo Dance – categorias mini-infantil, infantil e cadete

– Sábado – 16/0413h – Solo Dance – categorias juvenil, junior e senior15h – Dupla de Dança – categorias mini-infantil e senior15h30min – Livre – categorias mini-infantil, infantil e cadete18h – Livre – categorias juvenil, junior e senior20h30min – Inline20h45min – Dupla Livre – categorias juvenil e senior21h10min – Style Dance – categorias junior, senior e duplas

– Domingo – 17/0414h15min – Free Dance – categorias mini-infantil, infantil, cadete e juvenil17h30min – Quartetos18h30min – Dupla Livre juvenil e Dupla Livre senior (programa longo)18h50min – Inline (programa longo)19h – Mini-grupos

– Segunda-feira – 18/0413h – Livre – junior, senior, infantil, cadete, juvenil (competição programa longo)19h – Free Dance – junior, senior19h30min – Dupla de Dança Mini – Free Dance

20h – Abertura: a abertura contará com todos os atletas participantes da competição, além de show de atletas locais.

>> Dica T&T: é claro que todo o evento terá excelentes apresentações, mas se você precisar escolher, indicamos que você vá ao ginásio no domingo, dia 17, para assistir as competições de quartetos, duplas e mini-grupos. Promete ser um grande espetáculo de sincronismo, beleza e técnica!

ENTENDA AS MODALIDADES DA PATINAçãO:

– Livre Individual: Esta é a modalidade em que os patinadores patinam sozinhos para apresentar suas rotinas. As apresentações são sempre acompanhadas de músicas e combinam a dança com os elementos técnicos da patinação. Os patinadores são avaliados com relação à técnica e ao grau de dificuldade apresentados, e com relação à apresentação, que inclui posições, utilização da pista, balanceamento da coreografia e sua adequação à música.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasTécnica e beleza estão presentes nas apresentações da modalidade Livre
Técnica e beleza estão presentes nas apresentações da modalidade Livre

– Figuras Obrigatórias: Consiste na execução das figuras, que são avaliadas pelos juízes com relação à limpeza dos movimentos, perfeição do traçado, constância na velocidade. Executadas em círculos e bóculas, avaliando o eixo e a postura do patinador.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasNo Solo Dance, os patinadores utilizam patins sem os freios
No Solo Dance, os patinadores utilizam patins sem os freios

– Solo Dance: O patinador executa movimentos livres de acordo com a música, explorando sua expressão e simpatia no desenvolvimento da dança, incluindo muitos trabalho de footwork (sequência de passos), sem saltos ou corrupios.- Dupla de Dança: Nesta modalidade os patinadores se apresentam em duplas formadas por um homem e uma mulher. O conteúdo das apresentações é semelhante ao dos solos. Porém, existem ainda os levantamentos, as piruetas em dupla (onde o casal gira junto) e os saltos lançados, onde o homem lança a mulher para a execução do salto.

– Quartetos, Mini-Grupos (de oito a doze atletas) e Grupos Grandes (ate 30 atletas): apresentam diferentes tipos de dança sobre o patins, normalmente tendo um contexto, contando uma história na coreografia demonstrando a beleza do trabalho em grupo e a interpretação dentro da patinação.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasMini-grupos fazem um verdadeiro teatro sobre rodas
Mini-grupos fazem um verdadeiro teatro sobre rodas

Fonte: Rye Patins 

***

Quer ler todos os posts sobre patinação? Acesse aqui.