No Dia Internacional da Síndrome de Down, uma história que alegra a todos que acreditam e lutam pela acessibilidade. Em Carlos Barbosa, município do interior do Rio Grande do Sul, uma menina de 18 anos chamou a atenção no concurso Senhorita Festiqueijo, o principal da cidade.

Ao lado de 13 concorrentes, Paloma Lopes Deitos levou o público às lágrimas durante sua apresentação. Portadora de Síndrome de Down, ela esbanjou beleza e simpatia, mas foi a mensagem dela, lida pelo cerimonialista do evento, que emocionou a todos:
é uma honra poder participar da escolha da Senhorita e uma oportunidade para mostrar às pessoas que ser diferente é normal. Tenho orgulho de ser eu mesma e estar aqui hoje.”
Estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, a jovem ainda não teria a escolaridade necessária para participar do concurso, mas a organização mudou o regulamento e possibilitou que ela disputasse a coroa. Segundo os organizadores, a presença da Paloma mostra a inclusão, e a mudança nas regras ocorreram para realizar o sonho da garota, e também, para abrir os olhos das pessoas e chamar a atenção para a Síndrome de Down.
>> Leia mais: Filho da modelo Amanda Booth tem Síndrome de Down e faz sucesso no Instagram
>> Leia mais: Modelo com Síndrome de Down será estrela da Semana de Moda de Nova York
Das concorrentes, ela e a mãe, Cristiane Lopes Gusatto, ganharam flores e uma lembrança. As meninas também leram uma carta em homenagem a Paloma. Para coroar a noite de gala, a menina recebeu dos jurados uma faixa com a palavra homenageada.