Embora alguns digam que o casamento está ficando para cada vez mais tarde e o ajuntamento de escovas vem deixando o sonho, muitas vezes, de lado, o dia do ‘sim’, na verdade, está renovado e muitos casais novinhos estão se dando a chance de viver esse dia.

Verdade também que as vezes até nos assustamos com alguns editais de proclamas. é, o tempo passou…

Lá e cá vejo o nome de alguma amiga, conhecida, ex-colega marcando o civil, algumas já reproduzindo as fotos do casório na coluna social, outras anunciando que vão casar no Facebook.Nossa, ela já vai casar?Com quem? Nem sabia que ela tem namorado.Amiga, quando você vai casar? Estou louca para usar um longo.Vocês viram que a Pri criou um grupo no Facebook com os convidados do casamento?Ai amiga, vou adorar ser tua madrinha.Guria, você viu o vestido de noiva da Amanda? Que arraso!Bah…você viu que a Bruna vai casar? Ela até postou modelos de vestido no Facebook para ajudar ela a escolher.Ai…eu tenho casamento em novembro, já tenho que marcar cabelo e maquiagem.Entre minhas amigas, casamento é assunto de roda de conversa. Se fala de quem casou , de quem vai casar, e de como nós esperamos o grande dia de vestir-se de branco. O vestido de noiva, por sinal, é sempre o ponto alto do diálogo. Ele precisa ser perfeito. A produção também. Não é a toa que noiva tem direito a teste de penteado e da make.

E a festa? Precisa ver os convites, o buffet, os garçons, a decoração, as fotos, os doces, as bebidas, as lembrancinhas. E lá se vai, pelo menos, um ano de organização. Ah…e tem a tal lista de convidados. Até aí as coisas não mudaram muito. Ainda temos que convidar alguns por obrigação, como aqueles parentes distantes que você vê uma vez ao ano e que teus pais fazem questão de que eles vejam você casar.

Mas, passaram-se os tempos em que o casamento era uma ‘obrigação’ para que a moça pudesse sair de casa. O casamento tem outro significado, além da tradição de trocar alianças na frente do padre ou pastor. Ele está mais glamouroso, comemorado, celebrado. E mais planejado.

O ramo de organização de festas cresceu muito nos últimos anos, e muitas novidades pintaram no mercado. Foi-se também, o tempo que a festa tinha apenas o espaço do bolo, de tirar as fotos, a mesa dos noivos e era isso. As festas ganharam o toque desta nova geração, mais exigente, ousada, renovada e criativa. A começar pelo fantástico ensaio de fotos dos noivos em algum lugar paradisíaco. Depois vem os convites, que passaram a ser mais interativos. Ah…e ainda tem o save the date.

Ao invés da valsa, os noivos trocaram pelo ritmo que combina com eles e mostraram que sabem dançar. O bolo de vários andares virou artificial e os doces luxuosos ganharam vez.

O vestido também mudou. Os véus foram jogados para o escanteio e os decotes, bordados e costas de fora entraram dando um show. O sapato não é mais branco e hoje ganha a cor que a noiva querer.

Casamento virou evento. Super evento. Alguns mais modestos, e quando o bolso permite, o salão de festas vira um palácio encantado, com direito a tapete vermelho, espumantes e flores, muitas flores.

Opções não faltam e com criatividade é possível tornar esse momento tão especial da vida a dois a cara dela e dele. Sobretudo, inesquecível. Um dia para compartilhar!Eu mesma sempre digo, pode demorar, mas não abro mão de me casar. Quero vestido branco, grinalda, fotos, festa, valsa e lua de mel. Por enquanto é esperar pegar algum buquê. E que seja antes dos 30.

 – Amooooor, quando é mesmo o casamento da Pri?

CASAMENTO MARCADO

Como estudo e trabalho nesta área de eventos, não estou tendo um desafio, comecei a buscar e pesquisar bem cedo, com mais ou menos um ano de antecedência, antes mesmo de ter sido pedida oficialmente. O éder e eu já planejávamos nos casar a muito tempo, porém como cursava duas graduações juntas, eu optei por me formar ao menos em uma para poder me dedicar melhor ao planejamento do casamento. Acho que no quesito idade, estou na idade certa, uma idade em que a mulher esta plenamente madura e convicta de suas decisões. Estou apenas um pouco ansiosa.

PRISCILLA STORCK STEINHAUS, 27 anos, – noiva de éder Zarth

ELAS Já CASARAM

Casar sempre foi um sonho meu e do Maiquel. Além disso, nossa família sempre fez questão. Nós já morávamos juntos há 5 anos, mas chega um momento da vida que achamos importante o casamento para celebrar com quem a gente gosta nossa união. Decidimos casar oito meses antes da data e foi suficiente para organizarmos tudo como queríamos.

SABRINA BECKER, 25 anos, esposa de Maiquel Becker

 

Estávamos namorando há quase 7 anos, e tínhamos a certeza de que queríamos viver juntos e ter o nosso lar. Foi uma decisão natural, nossos projetos de vida eram os mesmos, sentíamos que a cada dia nosso amor só aumentava, assim fomos percebendo que estava na hora certa de dividirmos nosso dia-a-dia um com o outro.”

FERNANDA SCHMITZ, 25 anos, esposa de Francisco Schimitz

ELA QUER CASAR

Casamento tradicional, na igreja, de vestido branco, com troca de aliança, é o que eu sempre sonhei. Não tenho pressa, pois pretendo concluir a faculdade antes, e também acho que é algo que não podemos prever, quando chegar a nossa hora, vamos saber, e neste dia, quero poder comemorar com familiares e amigos o laço matrimonial. O casamento é uma escolha do casal, pode não alterar o relacionamento, e podem existir pontos de vista muito diversos, mas na minha percepção, se existe amor, se existe companheirismo e se existe a ideia de um futuro juntos, por que não casar?

LITCHELE JAEGER, 21 anos, namorada de Henrique há 4 anos e 8 meses