
O inverno também é a temporada das bebidas quentes. Seja depois das refeições ou antes de dormir, os chás são uma boa pedida para aquecer na estação mais fria do ano. Com as baixas temperaturas é comum o surgimento de resfriados, gripes e doenças virais. Além de trazer a sensação de conforto, os chás podem contribuir com o aumento da imunidade e prevenir estes problemas de saúde.
De acordo com a nutricionista Kimberly Wiebeling, há várias opções com propriedades medicinais, como os chás de hortelã, canela com gengibre, eucalipto e guaco com limão e mel. “Os chás são extraídos de plantas medicinais, que naturalmente produzem substâncias com propriedades terapêuticas, chamadas de princípios ativos, que podem auxiliar no tratamento e prevenção de doenças comuns no inverno”, explica a profissional.
Contraindicações
No entanto, segundo ela, as gestantes devem redobrar os cuidados com os chás. “O indicado é consultar um médico para saber se podem consumir a bebida”, orienta. Além disso, Kimberly afirma que a bebida deve ser consumida sem açúcar ou adoçado o mínimo possível. Veja quais as propriedades e benefícios de cada chá, citados pela nutricionista.
Chás
• Hortelã: o chá de hortelã atua como descongestionante nasal, antigripal, analgésico, além de propriedades digestivas.
• Canela com gengibre: ambos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e auxiliam no fortalecimento do sistema imune. O gengibre também possui ação anti-histamínica, que contribui com a desobstrução das vias aéreas, facilitando a respiração.
• Guaco com limão e mel: a propriedade medicinal do guaco está na cumarina, uma substância anticoagulante que relaxa a musculatura das vias aéreas respiratórias e auxilia na respiração. Contudo, não é recomendada para pessoas que usam medicações anticoagulantes e mulheres que têm fluxo menstrual muito intenso.
Já o mel, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem potencial no tratamento para tosse e sintomas de resfriados comuns, sendo considerado um demulcente, ou seja, um medicamento que reveste a mucosa do sistema respiratório, aliviando a tosse.
• Limão: a vitamina C presente nele ajudará no fortalecimento da imunidade.
Eucalipto: tem propriedades expectorantes e é grande aliado no controle de problemas respiratórios.
• Alecrim com limão: o alecrim tem ação anti-inflamatória e o limão possui alto teor de vitamina C.
LEIA MAIS:
