Para aliviar o calor na estação mais quente do ano, nada melhor do que um suco natural ou um chá gelado. Saborosos, hidratantes e refrescantes. Essas podem ser consideradas as principais características dessas bebidas que estão conquistando, pouco a pouco, mais ‘adeptos’.
Hidratar o organismo é fundamental e as bebidas leves e bem geladas, ajudam a mandar o calor embora e, ainda, deixam seu corpo saudável. Os sucos, por exemplo, têm efeito hidratante, refrescam, levantam o ânimo, acalmam, são antioxidantes, desintoxicantes e se constituem numa fonte de vitaminas e sais minerais.
Já uma simples xícara de chá proporciona manutenção da saída contra as agressões de diversas doenças, tonifica o organismo, auxilia na digestão, protege o fígado e o sistema endócrino. Mesmo sendo muito utilizado tanto no inverno como no verão, os chás não devem ultrapassar um litro por dia e não se deve abusar de determinadas ervas, pois o efeito benéfico poderá se tornar maléfico.

Mas e aí, quais sucos e chás são os mais indicados?
– O suco de maçã é extremamente benéfico à saúde, devido a grande quantidade de antioxidantes.- O suco de uva também é um poderoso antioxidante, ajuda a diminuir o colesterol e, também, ajuda a circulação.- O suco de morango e melancia ajudam na circulação.- Os sucos de melancia, abacaxi e gengibre são considerados diuréticos, ou seja, ajudam a eliminar água do organismo quando há casos de edemas e água nos pulmões.- Os sucos de abacaxi, figo e gengibre diminuem o colesterol e favorecem o trabalho da vesícula biliar.- Os sucos de pera, banana e alface são recomendados para a insônia.- O suco de maracujá tem efeito calmante e o suco de mamão ajuda no bom funcionamento do intestino.- Os sucos de laranja e couve – devido à quantidade de ferro e vitamina C são indicados para tratar a anemia.- O chá de hortelã, menta, camomila, orégano ou carqueja devem ser tomados próximos às refeições, pois ajudam nos problemas estomacais. – Chás de melissa e cravo diminuem a ansiedade.- Chá de gengibre aumenta a atividade celular e imunológica.
Mas cuidado com o açúcar!
Apesar dos inúmeros benefícios dos chás e dos sucos, vale ter cuidado com o açúcar! Para quem gosta de chás ou sucos bem doces – com aquele fundinho branco embaixo -, a dica é tentar maneirar ao máximo.
Afinal, quanto mais açúcar, mais perigo para os dentes. Eliminar os açúcares de forma completa da dieta não é nada fácil e nem parece ser algo ‘real’, não é mesmo? No entanto, você ainda pode controlar a quantidade de açúcar que irá ser consumido e reduzir, assim, o tempo que seus dentes ficam expostos a esse ‘perigo’. E aí, vamos tentar?
Fonte: Eduvale.br