Quando o ano inicia, muitos projetos que antes estavam apenas no papel ganham um outro significado. Começar uma dieta, viajar mais, mudar de emprego, fazer uma especialização e praticar atividades físicas, algumas vezes, são listados no topo das metas. Porém, não basta apenas programar, é hora de colocar em ação estes objetivos pessoais e profissionais ~ é preciso prometer para si mesmo e correr atrás do resultado ~.
A maioria das vezes, a saúde fica em segundo plano, mas a qualidade de vida deve estar aliada a todas as outras metas. Para quem tem hábitos sedentários e não pratica nenhuma atividade física, é hora de rever seus conceitos. Deixar o sedentarismo para trás é um excelente plano, mas alguns cuidados são necessários nesse início.
***
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o sedentarismo é quarto maior fator de risco de mortalidade global no mundo, favorecendo o surgimento e o agravamento de uma série de doenças, como as do coração, o diabetes e o câncer. Para ajudar a melhor a qualidade de vida das pessoas, a Care Plus preparou algumas dicas:
1. Encontre seu ritmo
A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para deixar de ser sedentário. Esses 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada.
Um minuto de atividade física intensa é igual a 2 minutos de atividade moderada.
De acordo com o United States Departament of Health and Human Services, é importante que os adultos pratiquem duas horas de musculação, por semana, além dos 30 minutos de caminhada por dia.
Para crianças e adolescentes o ideal são 60 minutos de atividade aeróbica por dia (recreativa), três vezes por semana e de grande intensidade.
Grau de atividade:
Moderada: caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta e jogo de tênis em dupla.
Intensa: corrida, natação, basquete e ciclismo.
2. Tenha paciência e seja persistente
O mais importante é praticar uma atividade que se adapte ao estilo de vida e seja agradável para si mesmo. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.
3. Seja mais ativo no dia a dia
Pequenas mudanças de comportamento no dia a dia, como subir escadas, descer do ônibus um ponto antes e caminhar até o trabalho, passear com cachorro e lavar o carro, podem ajudar a se movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.
***
Conheça os benefícios da atividade física
Os efeitos benéficos da atividade física são observados em pessoas que se exercitam com regularidade. Aqueles com índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 30 (sobrepeso) que se exercitam regularmente, podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários.
A atividade física melhora a sensação de bem-estar, melhora do humor, diminui a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberar serotonina, hormônio conhecido como a “molécula da felicidade”.
Outros benefícios: diminuição do apetite, emagrecimento, enrijecimento dos músculos, melhora da imunidade e retardo do envelhecimento.
Que tal começar agora mesmo? Exercite-se!