Não se engane! Não estamos falando das provas. Estamos falando de uma reflexão muito mais complexa e importante do que se os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensimo Médio (Enem) 2015 sabem usar a fórmula de bháscara.

Estamos falando de mais de sete milhões de pessoas sendo simultaneamente convidadas a refletir sobre a violência contra a mulher. E com apenas um lado a se posicionar: o do respeito.

Não se trata de gramática, ortografia ou técnicas de redação, concisão, coerência e fluência. O tema da redação do Enem consegue avaliar o cidadão que fez a prova, investigando seu nível de caráter, dignidade e visão de uma vida em sociedade. O tema da redação do Enem, “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, foi definitivamente a melhor parte da prova. 

Gerou polêmica. Causou movimentação. Fez refletir. Marcou a história de um país onde as mulheres da sua casa, da padaria que você frequenta, da escola que você estuda, da empresa que você trabalha, ainda sofrem com a repressão de uma socidade ‘igualitária’ e com a falta de respeito de homens de todas as idades. E as redes sociais, mais uma vez, foram palco de inúmeras discussões sobre o assunto.

Dos cerca de três milhões de comentários no Twitter sobre o Enem em geral, mais de 500 mil foram sobre o tema da redação. Além de famosos, como a cantora Pitty, que apoia explicitamente o feminismo, os usuários da rede também deram suas opiniões.

e que maravilhoso esse tema da redação do Enem, hein? boa sorte a todos que prestaram

— Pitty (@pittyleone) 25 outubro 2015

“feminismo não serve pra nada” “feminismo pra quê?” “feminismo é vitimismo” CAI NA REDAçãO DO ENEM ❤️

— Fernanda Belo (@FernandaBelo_) 25 outubro 2015

o dia foi difícil para os machistas, pq achar soluções para um problema que eles mesmos causam deve ser foda #Enem2015

— Garota Ciúme (@GarotaCiume) 25 outubro 2015

Além disso, professores e profissionais qualificados fizeram relatos sobre o tema abordado na redação, destacando a importância e a relevância do assunto.

é um dos temas mais bem escolhidos do Enem de todos as edições. O tema mais uma vez dialoga com a atualidade brasileira. é de grande importância o debate e o aluno que não tenha defendido uma posição clara de combate a essa violência não está preparado para a universidade.