
Briga de Peso
——————————–
Sabemos que fazer musculação é um dos segredos para a boa forma. Além de deixar o corpo definido, quem tem mais massa magra gasta mais energia para mantê-la. Uma dúvida, no entanto, diz respeito à condução dos exercícios.
Em outras postagens aqui do ‘Briga de Peso‘ já falei sobre hipertrofia para mulheres. Dessa vez, conversei com o profissional de Educação Física da Academia Corpo & Alma, Cássio Rauber, para saber como deve ser o processo de aumento de carga durante os treinos de força. Confere:
Com qual frequência deve-se aumentar a carga na musculação?Este assunto é um tanto quanto relativo, pois podemos variar muito a carga do exercício conforme o objetivo do aluno, nível de treinamento que ele se encontra, método de treino aplicado a certos períodos, aporte nutricional, e até mesmo conforme o aluno está no próprio dia. Porém, conforme o pesquisador Uchida cita em suas palestras, o aumento não deve ser maior que 10% semanalmente. Mas dependendo do método de treino, podemos até reduzir carga para chegar em um número X de repetições máximas, por exemplo.
Como você, como profissional de Educação física, faz para trabalhar com pessoas que, muitas vezes querem fazer os exercícios com alta carga, mesmo não tendo condições?A alta carga ou não depende do objetivo principal do aluno. Podemos treinar força máxima estática, dinâmica, hipertrofia, força explosiva, resistência de força e até mesmo recuperação (regenerativo). Claro que todas as técnicas passam pela correta execução do exercício. No momento que a execução do exercício passa a ser prejudicada, a pessoa acaba recrutando força em outros músculos para realizar o movimento juntamente com aquele grupo muscular que o exercício tem como objetivo. Isso é um indicador que o aluno está utilizando carga excessiva. O que já sabemos, é que existem algumas variantes para por intensidade no exercício, como por exemplo, a velocidade de execução, o tempo de intervalo entre séries, o tempo de descanso entre repetições. Por fim, a carga pode ser apenas mais um item para causar resistência, nem sempre sendo o mais importante.

E para pessoas (tipo eu… hehehe) que acham tudo muito pesado e aumentam a carga mais devagar?Para causar uma nova adaptação neuromuscular, devemos dar um novo estímulo, seja ela com carga, com volume ou com outras variantes que possam ser impostas na musculação. O aumento de carga deve ser realizado gradativamente, conforme a força adquirida.
Como devem ser as séries? Em que momento a pessoa deve sentir que está pesado e até mesmo dor?Executando o exercício corretamente com o objetivo de alcançar determinadas repetições. Quando não se tem um programa específico, no qual são realizados testes indiretos para presumir a força máxima do aluno, procure entrar em acordo com o profissional de sua academia para estar modulando as cargas.
Vale lembrar que cada organismo responde de uma forma específica aos exercícios. Por isso, é importante sempre buscar orientação.
Você está pensando em entrar em um projeto verão? Veja o que é preciso fazer.
Quem está na terceira idade também pode (e deve!) fazer musculação. Leia sobre isso aqui.