Os cuidados com a alimentação, muitas vezes, beiram o exagero. Parece que está além do possível ter uma dieta saudável se levarmos a sério tudo o que se ouve por aí. Tem gente que fala que, para manter o peso, é uma questão de fechar a boca, outros dizem que basta comer muita banana, batata doce e ovo, que aumenta a massa magra; e por aí vai.

Por mais que a intenção seja boa, para quem pratica atividade física e trabalha muito os músculos, ter uma alimentação saudável e balanceada é essencial para alcançar os resultados e manter o corpo fortalecido. O ganho de massa muscular não está somente vinculado aos exercícios de musculação feitos nos aparelhos, é uma ação conjunta como se fosse um esporte disputado em equipe em que todos os jogadores têm que atuar pensando no resultado que beneficia a todos.

Pode parecer uma simples analogia, mas é assim também quando se pensa em treinar para ganhar massa muscular: é preciso agir de modo como se fosse uma competição, em que precisa preparar o corpo para que o metabolismo funcione bem.

Os suplementos alimentares são ótimos e necessários para conseguir mais ganhos nos treinos, mas não pode se basear só na suplementação, tem que comer bem e do modo correto para garantir que a saúde esteja em dia.

Para fazer dos alimentos e da suplementação aliados para ganhar mais força nos treinos, é bom começar regulando os horários de alimentação. O recomendável é comer a cada três horas, podendo escolher entre frutas, barra de cereal, sanduíche com queijo magro, cereal integral, nos intervalos das principais refeições.

Uma dica: aprenda a consumir lentilha, é um alimento rico em vitaminas que ajuda a fortalecer a massa muscular, desde que cozinhe pura, como se fosse feijão, sem os embutidos que costumam colocar para apurar o sabor.

Muita gente torce o nariz para a alimentação saudável, por acreditar que é sem graça, mas não é bem assim! Dá para comer bem e agradar ao paladar sem que com isso tenha que se engordurar. Ao contrário, todo o esforço para ter o corpo definido, forte e com ganho de massa é uma questão de atitude, determinação e persistência.

Por isso o melhor é reeducar os hábitos e o estilo de vida se quiser de verdade trabalhar o corpo nos exercícios e conseguir os resultados esperados, tanto na flexibilidade, como na hipertrofia muscular.

Lembre-se de que não se trata apenas de um corpo perfeito, também é uma questão de saúde.