Os quadros e posters são a tendência do momento na decoração de interiores. Eles aparecem nas paredes, nas bancadas, escorados em aparadores, em prateleiras e até mesmo no chão, apoiados.
Mas daí vem aquela dúvida: como dispor os quadros? Posso usar mais de um tamanho? Mais de um tipo de moldura? Preto e branco, ou colorido?
Com certeza pode tudo isso. Os quadros fazem o seu lar ter a sua identidade, mas cuidado para não sair pendurando de qualquer forma, pois o resultado pode ser desastroso. Com algumas dicas e truques você pode deixar a sua casa muito mais bonita e descontraída.
O primeiro passo é escolher a parede perfeita, com proporção para receber a quantidade de quadros que você quer dispor. Não pode pendurar muitos quadros em um corredor estreito, por exemplo, nem poucos quadros em uma parede muito extensa.
O segundo passo é escolher o arranjo perfeito para sua necessidade. Uma dica importante é dispor os quadros primeiramente no chão para poder organizar o desenho.
Para um arranjo retangular, alinhe os quadros por fora. Como é muito difícil termos gravuras do mesmo tamanho, uma dica interessante é jogar na medida da moldura com paspatur.
Quando o número de quadros for reduzido, alinhe pelos eixos horizontal e vertical.
Crie eixos para organizar os quadros, assim fica mais fácil gerar esse efeito desencontrado.
Use os quadros escorados na estante juntamente com outros objetos de decoração, pois vai criar um arranjo moderno e com movimento.
Use prateleiras para escorar os quadros, elas criam um movimento especial, além de não precisar fazer muitos furos na sua parede.
A gravura é sempre mais valorizada quando se usa a moldura com paspatur. Desse modo damos ênfase à paisagem, gravura ou foto.
Escore seus quadros, apoie um por cima do outro, causando uma sobreposição de molduras. Use outros objetos decorativos para compor a decoração.
Outro grande astro do momento é o pôster. Ele pode deixar o seu ambiente muito mais colorido e descolado, além de ser uma opção econômica. Na internet existem muitos sites nos quais é possível baixar as gravuras. é só imprimir e emoldurar. Ele fica ótimo pendurado, bem como apoiado em um aparador.
>> Texto da arquiteta Cláudia Silberschlag.













