>> Coisas de Mãe

Foto: Priscilla Mückenheim / Tudo & TodasComo proteger os pequeninos dos vírus?
Como proteger os pequeninos dos vírus?

Já é bem difícil proteger nossos pequenos dos perigos desse mundo… Daí vem uns bichinhos invisíveis para complicar tudo!

Falando sério agora, qual a mãe que não está preocupada com a gripe A (H1N1)? Neste inverno, ela começou a fazer vítimas mais cedo… alguns pesquisadores já disseram que a culpa é da Dengue, da Zika e Chikungunya. Segundo eles, as pessoas se refugiaram em locais fechados neste verão, o que facilitou para o vírus da gripe circular.

A vacina já esta sendo aplicada nos grupos de risco, que incluem as crianças de seis meses a cinco anos. Ok! E o que esta mãe aqui deve fazer? Tenho um bebê (lindo! hehe…) de quatro meses e que já está indo para a escolinha, porque a minha licença maternidade acabou. Confesso que perdi algumas horas do meu sono pensando nisso…

Se você também se encontra nesta situação, calma! Aí vai algumas dicas preciosas que o nosso querido pediatra nos passou;

Se a mãe e o pai fizeram a vacina, é possível imunizar de 30 a 40% a criança, através, principalmente, do (santo) leite materno. é pouco sim… mas melhor do que nada!

Tem ainda aquelas velhas recomendações, que ajudam no caso da H1N1, e também em outras gripes:

– Não deixe a criança em contato com pessoas doentes;- Evite lugares com aglomerações de pessoas;- Lave as mãos antes de pegar o bebê;- Não deixe que estranhos toquem no bebê, especialmente nas mãozinhas, pois eles as levam a boca.- E caso o bebê apresente algum dos sintomas (febre, tosse ou dores pelo corpo), procure atendimento médico, as medicações são mais eficientes se iniciarem nas primeiras 48 horas!

>> Leia também: A chegada de Olívia

>> Leia também: A (grande) descoberta da gravidez