Trabalhar ou desenvolver alguma tarefa, todo o ser humano consegue, mas fazer um trabalho e serviço com qualidade depende de cada um. Hoje em dia não basta apenas termos um emprego se não temos vontade de trabalhar. As oportunidades estão aí, a vida está aí, mas a competência profissional precisa estar ligada a elas.

Existem pessoas que com uma simples oportunidade conseguem crescer muito na vida, uma vez que outras possuem tudo nas mãos, mas ainda não conseguem obter o sucesso. Por qual motivo isto acontece? Para as coisas darem certo, muitas vezes, tudo depende da maneira como as oportunidades são aproveitadas, do modo como as pessoas encaram as situações e aproveitam o seu tempo.

Escuto muitas pessoas falarem: “eu não tenho tempo para nada”. Como não? Um dia tem 24 horas e, com certeza, uma pessoa não trabalha 24 horas por dia. Existe tempo para tudo quando existe uma coisa chamada organização.

Uma das coisas que o mundo precisa é competência profissional. Não basta apenas uma pessoa ter um diploma nas mãos, se não sabe fazer um trabalho com qualidade. Um papel não significa nada quando a sabedoria e a experiência significam tudo. A verdade é que apenas saberemos fazer algo bem feito quando colocamos a mão na massa. A prática é fundamental para formar bons profissionais.

Costumo falar que não precisamos dizer para o chefe de uma empresa que faremos o melhor serviço, que faremos isso ou aquilo e que tudo sairá perfeito. Nada disso tem necessidade. O que tem importância não é sermos os melhores, mas sim, tentarmos dar o nosso melhor naquilo que nos cabe. Quanto mais falamos, pior é, pois nem sempre conseguimos cumprir facilmente tudo o que prometemos. Melhor é surpreender do que decepcionar, por isso, muitas vezes, o silêncio tem um valor muito grande.

O mundo precisa de excelentes profissionais, porque jamais poderemos ter um médico mais ou menos, um (a) dentista mais ou menos, um pedreiro mais ou menos, um motorista de ônibus mais ou menos, entre outros casos. O trabalho de um médico é salvar vidas, e se ele não for um bom profissional, seria ele realmente capaz de salvar a vida de muitas pessoas? Um (a) dentista mais ou menos ao invés de cuidar dos nossos dentes, poderia estragá-los ou até mesmo arrancar um dente errado.

Se um pedreiro for ruim, as construções correm o risco de desabar ou até mesmo darem problema. E um motorista ruim pode causar graves acidentes. Pois bem, diante destas situações, podemos perceber que não adianta termos profissionais pouco qualificados, precisamos de pessoas que entendem do assunto e que façam bem feito os seus serviço. Se tivermos um professor mais ou menos como ficará a qualidade de ensino do nosso país?

Sendo assim, competência profissional é fundamental. A tendência é a humanidade progredir e não regredir. Desta forma, cabe a cada um de nós darmos o nosso melhor sempre. Não importa se os outros acham besteira estudarmos tanto para irmos bem na faculdade, não interessa se as pessoas dizem que não aproveitamos a vida quando ficamos super concentrados fazendo o nosso trabalho. Para cada ação, existe uma reação.

A partir do momento que nos dedicamos, nos esforçamos e vestimos a camisa, o reconhecimento, valorização e os resultados serão muito melhores se comparados aos daquelas pessoas que pouco se importam com as coisas. Não precisamos ser bons em tudo, até porque cada ser humano nasce com um dom diferente, mas fazendo o melhor possível já é o suficiente para sermos pérolas únicas nesta vida !