
Já falei nesse post aqui do meu medo de andar sozinha à noite e, acreditem, eu não sou a única. Provavelmente a moça da farmácia, a professora, minha colega de trabalho, sua amiga, conhecida e vizinha também sentem medo, e muito.
A questão não é se a cidade está ou não violenta, porque ela está e os números de assaltos e crimes só tendem a aumentar, mas sim do medo que sentimentos com frequência, para não dizer sempre, quando saímos na rua. Pode ser dia, às 15h, com um sol enorme e um vento gostoso, tudo pode estar bem e tranquilo, porém se um cara caminhar atrás de você, calmamente, o medo irá aparecer.
Sim, sabemos que o cara pode estar apenas caminhando tranquilamente, seguindo a mesma direnção, sem a intenção de estuprar, roubar ou assediar. Entretanto, todos os casos que já ocorreram e os números crescentes nos fazem temer sempre, 24 horas por dia, independente do local onde estamos.
Pensando em tudo isso, a jornalista Babi Souza, que enfrenta situações conhecidas por quase todas as mulheres, resolveu criar a página ‘Vamos Juntas?’, no Facebook. A ideia é unir as meninas que andam sozinhas pela cidade para, lado a lado, enfrentarem esse medo corriqueiro de caminhar por aí, principalmente nos horários noturnos.
Com a ajuda da amiga Vika Schmitz, responsável pela arte da página, Babi deu vida ao projeto. E ele repercutiu tanto que a página, hoje, já possui mais de 4 mil likes. Outra proposta da página, é que as meninas consigam dialogar entre si, sugerindo formas de abordagens e repassando o projeto para que esta insegurança entre as mulheres possa acabar. Aqui no Estado Dados de Violência Tudo & Todas | Create infographics
Sim, são números assustadores e que nos levam, cada vez mais, a ter medo de andar sozinha nas ruas. Então, na próxima vez que você estiver caminhando e perceber que alguém está atrás ou ao seu lado, repare, pode ser outra mulher na mesma situação. Se for, que tal vocês irem juntas?
Para mais informações sobre o projeto #MovimentoVamosJuntas, clique aqui.