Briga de Peso
——————————–
Dia desses subi na balança, com aquele medo típico de ver ponteiros alterados, e para a minha surpresa, lá estavam eles, mas com cerca de um quilo e meio a menos do que o normal. A primeira reação foi de ‘uhulll, eu emagreci!’. Um segundo depois, foi de ‘ahhh, que droga, perdi massa magra’.
Já compartilhei com vocês o meu drama atual sobre a falta de tempo, e por isso tenho priorizado a corrida, que pode ser executada de forma mais ágil. Mas é claro que abandonar a musculação tem um preço e, sem manutenção, a massa magra adquirida vai-se embora. #todoschoram
Determinada a minimizar o prejuízo, conversei com o profissional de Educação Física da Academia Corpo & Alma, Cássio Rauber, para montarmos um treino que se adeque ao meu limite de tempo.
Ele me explicou que uma opção são os treinamentos de força em um sistema circuitado, por meio do qual se dá pouco ou nenhum intervalo entre os exercícios.
Segundo pesquisas, se comparado ao sistema tradicional, que permite descansos entre as séries e exercícios, o circuitado mostra aumento significativo do consumo energético total e do consumo energético kcal/min. Isso promove também aumento das respostas cardiovasculares, frequência cardíaca e pressão arterial sistólica. #bingo!
Esse método de treino nos parece ser capaz de auxiliar ainda mais na redução de gordura corporal devido ao aumento do gasto calórico. Por se tratar de treino resistido, traz benefícios ao músculo esquelético. Porém, devido a outras variáveis que o treinamento envolve, deve-se tomar alguns cuidados, devendo ser aplicado para a população certa.
O profissional Cássio Rauber cita o método HIIT, por meio do qual o praticante realiza uma atividade aeróbia de baixa intensidade, intercalando com breves períodos de altíssima intensidade.
Um paper recém publicado (2015) por um grupo de estudos do Departamento de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade de Nicosia, do Chipre, demonstrou que duas sessões semanais de HIIT, somada à duas sessões de ginástica convencional, promovem efeitos mais significativos na redução de gordura quando comparado a um outro grupo que realizou quatro sessões semanais de ginástica convencional apenas. Este estudo foi realizado em adultos saudáveis.
E então, quer saber como ficou o meu circuito? Registramos alguns exercícios em fotos para mostrar a vocês:
Aqui, o meu circuito completo:
O profissional Cássio Rauber lembra que, embora estudos mostram eficácia na redução de gordura corporal, a intensidade e segurança necessitam ser consideradas antes de qualquer aplicação. Por isso, deve-se procurar um profissional capacitado para implementar qualquer tipo de treinamento.
Como costumamos dizer, não existe exercício ou método de treinamento errado, existe o exercício ou treino aplicado para a pessoa errada.