
Os concursos de misses trazem suas diferentes essências, procuram mulheres com beleza e personalidade. A preparação de cada uma é feita sob medida, pensada e idealizada para que alcance o sucesso.
Nos concursos de misses um dos momentos mais esperados é a hora de conhecer o traje típico de cada candidata.
Com aplicações, muito brilho e glamour, eles são apresentados e detêm o poder de carregar toda a história de uma cidade, estado ou país.
Laís Berté é o Brasil no Miss Eco Universe, que ocorre no Egito. A bela conquistou dois importantes títulos na competição: 2º lugar no Traje Típico e 2º no Eco Dress. Mas por trás de toda essa produção, está alguém muito especial, a Designer de Moda Andrisa Fregapani, 33 anos.
Andrisa conta que teve a oportunidade de conhecer Laís juntamente com o coordenador e diretor do Miss Mundo Taquari, Maurício Oliveira, no Miss Mundo RS.
Os dois criaram amizade e a Laís gostou muito do traje que confeccionei para a Miss Mundo Taquari e, por intermédio do Maurício, acabou vindo a Taquari fazer os vestidos.
A estilista conta que a ideia veio com a pesquisa de inspirações tipicamente brasileiras como lendas, fauna, flora, festas populares e futebol. Andrisa lembra que foram aprofundando as coisas que existiam apenas no Brasil, como Carnaval, algumas espécies de animais, como a Arara Azul e a Ararajuba, que juntas tem as três cores da bandeira do país.

Assim formos compondo um quadro de inspirações e, em cima disso, foram vindo as ideias para compor o traje em si, as cores, a forma e os materiais.
Andrisa reforça que o traje foi feito basicamente com retalhos de sobras do ateliê. “Já que a proposta do concurso é justamente falar sobre temas como sustentabilidade, resolvemos fazer o traje típico aderindo a essa ideia”, destaca.
Nos dois trajes confeccionados pela designer foram usados tafetá, rendas, paetê, tule, pedrarias, cristais, pérolas, gregas, aljofres, plumas, penas, boas de penas e capim de acetato.
Sobre ser a responsável por criar duas peças tão importantes para o desempenho da Miss Brasil Eco Universe, Andrisa frisa que é um orgulho.
Me sinto muito honrada e feliz. é um orgulho poder participar de algo assim tão grande e colaborar com a trajetória de uma Miss tão querida como a Laís.
A profissional ainda comenta que acredita que a prova de avaliação do Traje Típico é uma importante etapa no concurso, pois o traje carrega toda um história e também um carga emocional com ela.

Avaliação!
Sobre a avaliação, Andrisa comenta que as formas de apresentação e avaliação variam muito de um concurso para outro. “Basicamente o traje é apresentado em um desfile onde uma comissão de jurados decide as classificações através do voto”, reforça.
Outro ponto importante, lembrado pela designer, é que os trajes são avaliados pela representatividade e também pela performance da Miss na apresentação como um todo.
