Fazer um intercâmbio, seja através da Faculdade ou do trabalho é sempre uma boa experiência. Além disso, é a garantia de boas memórias, de muito aprendizado e, claro, de aproveitar todas as oportunidades e locais que a cidade ou o país oferece.
Quem teve essa oportunidade foi o estudante André Miguel Nicolini, 25 anos, que, através de uma cooperação entre a Universidade em que estuda e seu trabalho, pode viajar para a Alemanha e residir um ano no país.
O estudante relata que a viagem foi organizada com três meses de antecedência e as principais medidas a serem tomadas, foi a confecção do passaporte, a obtenção do visto, do seguro saúde e a compra da passagem. No início, André teve a companhia de cinco amigos, mas, ao longo do tempo, os companheiros de viagem foram mudando.
André explica que nunca tinha andado de avião e que ao chegar em Berlim, também teve muitas outras ‘novidades’, como a neve, o trem e o metrô. Na cidade, o estudante andou muito e conheceu diversos pontos turísticos, entre eles Torre de TV, Brandenburg Tor, Berliner Dom, Schloss Charlottenburg, Muro de Berlim, Sachsenhausen (Campo de Concentração).
Enquanto esteve na Alemanha, uma celebração marcou os 25 anos da queda do Muro de Berlim. Segundo André, foi um evento muito bonito. Além disso, ele ressalta que todos os meses havia algum evento para chamar a atenção dos turistas.
André relata que a cidade é muito limpa, organizada e, claro, muito bonita. Sobre a população, ele diz que todos gostam de receber turistas, já que essa é a maior forma da cidade se manter.
Entretanto, segundo o estudante, os moradores são ‘na deles’, não falam muito, mas estão sempre a disposição quando alguém precisa de ajuda ou quer conversar.
Outra coisa que chamou a atenção do turista, foi a quantidade de parques verdes que existem em Berlim. André conta que são vários, já que a população preserva muito o que existe e utiliza esses espaços no verão.
“Agradeço e muito o apoio da minha família. Fiquei um ano em Berlim e eles foram muito importantes para que tudo desse certo”, destaca.
[GALERIA_453]