Já passou o tempo em que as cozinhas eram somente para fazer comida. Claro, essa, ainda, é sua função principal, porém, esse ambiente passou a ter a necessidade de ser aconchegante e multifuncional.

Para a arquiteta e urbanista évelin Boehm, as cozinhas de hoje, principalmente as de apartamento, são bem reduzidas. Então, um bom planejamento é fundamental para garantir a funcionalidade e estética do ambiente.

Foto: évelin Boehm / Tudo & TodasO projeto dessa cozinha de apartamento é bem completo, maior do que as comumente encontradas
O projeto dessa cozinha de apartamento é bem completo, maior do que as comumente encontradas

Além disso, a arquiteta destaca que alguns detalhes são importantes e não devem ser esquecidos.

é a soma desses elementos que farão toda a diferença no final.

évelin relata que, no momento em que se planeja uma construção ou reforma, a melhor maneira de garantir uma cozinha funcional é contratando os serviços de um profissional. Afinal, segundo ela, o importante para que o projeto dê certo, de fato, é o profissional conhecer os hábitos do cliente.

Como na cozinha a circulação deve ser livre e tudo precisa estar à mão e perto da área de preparo dos alimentos, a arquiteta destaca que o ponto de partida para a cozinha funcional e um bom projeto, é a posição da pia, do fogão e da geladeira.

Além disso, deve-se prever uma boa ventilação e iluminação natural.

As janelas, por exemplo, conforme explica évelin, devem ficar próximas à bancada de trabalho ou da pia, nunca perto do fogão, tendo em vista os possíveis riscos. Sobre os materiais escolhidos para revestir as paredes, pisos e bancadas, a profissional comenta que eles devem ser pensados para facilitar a manutenção e limpeza da cozinha.

>> Esta matéria foi originalmente publicada no caderno De Casa by T&T press.