Quem não lembra dos churros e refrescos de tamarindo! A clássica série mexicana do Chaves e Chapolin conquistou crianças e adultos ao atingir diferentes gerações com um humor saudável e espontâneo, dos personagens que marcaram história na televisão brasileira. Há 4 décadas no ar, os episódios fizeram parte da programação do SBT ao transmitir as aventuras e trapalhadas de uma turma de crianças para lá de especiais, interpretadas por atores mexicanos. Devido há algumas alterações contratuais, a Globo comprou os episódios e passará a aprentá-los através da TV por assinatura, pelo canal Multishow.
***
O acordo não impede que os episódios continuem a ser exibidos pelo SBT. As dublagens devem ser as mesmas dos DVDs lançados pela Televisa no Brasil, um tanto quanto diferentes daquela clássica que consagrou a trupe pelo SBT. Segundo o G1, a compra dos direitos da transmissão foi confirmada pela assessoria do canal de TV por assinatura. Porém, não há ainda informações sobre exibição, estreia e detalhes do contrato.
Você já deve ter dado muitas risadas com o ingênuo e atrapalhado Chaves quando aparecia na telinha, não é mesmo? Que tal relembrar esta turma e saber algumas curiosidades sobre o seriado mais querido de toda a América Latina.
>> Ao todo, são 273 episódios de “Chaves” e 250 de “Chapolin”.
>> Chaves” foi o programa mais visto da televisão mexicana e foi dublado em 50 idiomas, segundo a Televisa. No Brasil, é exibido há mais de 33 anos pelo SBT e também já fez parte da programação do Cartoon Network, da TV paga.
>> O primeiro capítulo de “El Chavo del Ocho” (como era conhecido o personagem nos outros países de língua espanhola) foi transmitido em 20 de junho de 1971.
>> A série foi produzida pela Televisão Independente do México (mais tarde chamada Televisa) e protagonizada pelo adorável Roberto Gómez Bolaños, conhecido como Chespirito (que morreu em novembro de 2014).
>> Estima-se que, em 1975, mais de 350 milhões de telespectadores tenham visto cada episódio.
>> Além da série original, o universo de Chaves gerou alguns subprodutos: Chaves em Desenho Animado, também produzido pela Televisa, no ar desde 2006; o livro Diário do Chaves, escrito pelo próprio Gómez Bolaños e lançado em 1995; o musical El Chavo Animado: Show en Vivo, que estreou em 2010; e um videogame para Wii, comercializado desde 2012.
>> Os atores Edgar Vivar (Sr. Barriga), Florinda Meza (Dona Florinda), Carlos Villagrán (Quico) e María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) são os representantes do seriado, já que, os demais personagens estão apenas na memória.
Relembre esta história
– O famoso bordão “Tá tá tá tá tá” foi inspirado em um professor de Rubén Aguirre, que falava isso quando ficava bravo.
– A Bruxa era do 71 porque a série começou em 1971.
– Chaves chegou à vila aos 4 anos.
– O barril é um esconderijo secreto, o Chaves nunca dormiu lá.
– A cor vermelha do Chapolin foi escolhida depois que Bolaños foi descartando outras cores. Ele gostava de verde, mas não havia calças justas nesse tom naquela época.
– O coração na roupa do Chapolin significa que tudo deve ser feito com amor.
– O último episódio em que Quico apareceu foi em 1978.
– Jaiminho, o carteiro, foi o último a alugar um apartamento na vila.
– Alguns do bordões do Seu Madruga, como “Só não te dou outra porque…”, eram frases que Ramon Valdés falava em sua vida real.
– Edgar Vivar, o Senhor Barriga, é médico e professor, mas só exerceu por dois anos.
– A mãe de Maria Antonieta fazia os vestidos da Chiquinha.