O bacana de passar uma longa temporada em outro país, é aproveitar o tempo livre para conhecer novos destinos. Foi isso que fez Arthur Walker. Durante seu intercâmbio pela Aiesec, em León, o jovem aproveitou para conhecer mais sete cidades do México.
Arthur conta que, apesar de León não ser considerada muito turística, sua localização central possibilita viajar para várias cidades em poucas horas. Assim, pode aproveitar os fins de semana para pequenas viagens. Em outros casos, como as cidades de Monterrey e Los Cabos, no norte do território mexicano, viajou após o término do projeto em León. Já a Cidade do México, capital do país, conheceu antes de regressar ao Brasil.

Em entrevista ao T&T, Arthur fala sobre os seus roteiros, dá dicas, e indica quais pontos turísticos são imperdíveis. Confira:

“é uma das cidades mais bonitas do México, com estilo colonial, cheia de morros, casas coloridas e muita história, sendo que a cidade teve um papel importante na independência mexicana. A principal atração é caminhar sem destino pelas ruas estreitas, visitar uma das várias minas e subir ao monumento Pipila no alto da cidade.”

“é a segunda maior cidade do México, capital do estado de Jalisco, que é o maior produtor de tequila do país (para ter o ‘rótulo’ de tequila a bebida tem que ser produzido em Jalisco). As principais atrações da cidade são o centro histórico, o Museu Instituto Cabanas, o Parque Mirador e o bairro de Tlaquepaque, além de um tour pela rota da tequila.”
> SAN LUIS POTOSí“A principal atração é caminhar pelo centro histórico, que é bem pequeno, pois essa não é uma cidade muito turística. Entretanto, o estado de San Luis Potosí apresenta um diversificado ecossistema, desde deserto até grandes florestas. A principal atração fica em Hausteca Potosina, parque com cachoeiras, rios e templos.”

“São cidades litorâneas localizados na costa Oeste do México e banhadas pelo Oceano Pacífico. As principais atrações são a alta temperatura durante todo ano, banhar-se no mar transparente do Pacífico e fazer um tour de barco para ver baleias (só é possível ver baleias entre os meses de novembro e fevereiro).”

“é a terceira maior cidade do México, localizada no norte do país, cheia de indústrias e uma forte economia. As principais atrações são o passeio de barco pelo rio Santa Lucia, o parque Fundidora, onde se tem uma bela vista do Cerro de La Silla, principal símbolo da cidade.”

“é a maior cidade do país, lar do Distrito Federal, capital do país, e que contém uma das maiores populações do mundo. Na cidade há muitas atrações, então depende muito dos gostos de cada um, mas as principais atrações são as históricas Pirâmides de Teotihuacan, a Basílica de Guadalupe, o Centro Histórico onde está a Catedral da cidade, e as ruínas do Templo Mayor, o famoso Estádio Azteca, além dos diversos museus (Bellas Artes, Frida Kahlo, Diego Rivera).”
>> Leia mais um relato de Arthur neste post: Intercâmbio pela Aiesec no México: o depoimento de quem viveu essa experiência
***
>> Dica de transporte:
“Em todas as cidades recomendo usar o transporte público para se locomover, que é bom e barato, principalmente na Cidade do México, onde há um intenso tráfego e o sistema de metrô cobre toda a cidade pelo valor de R$ 1,50. Entretanto, taxi e Uber são baratos comparado ao Brasil.
Já para quem tem o interesse em ir às praias do Pacífico, alugar um carro não é uma má ideia, pois possibilita conhecer outras praias e lugares próximos.”
Saiba mais sobre as praias do México: Viagem para conhecer Cancún, no México
>> Dica de hospedagem:
“Sobre hospedagem, há muitas opções, desde hostels com quartos compartilhados e hotéis de diversas estrelas. Para pessoas que estão viajando sozinhas, ou jovens em pequenos grupos, recomendo ficar em hostels, que são albergues para viajantes e onde se conhece pessoas de todos lugares do mundo em um ambiente muito descontraído e com preços baratíssimos.”
>> Dica de refeições:

“Para refeições depende muito do gosto de cada um, mas em todos lugares se encontra os principais pratos da cozinha mexicana. Vale provar tacos, quesadillas, tortas, enchiladas, entre outros.”
***
Tem mais! A experiência de Arthur no México ainda rendeu uma viagem à Califórnia, nos Estados Unidos. Saiba mais em breve, em um próximo post!
Gostou da experiência de Arthur? Continue planejando a sua viagem! O T&T é afiliado do Booking.com e da Real Seguro Viagem. Você pode ver ofertas de acomodações e cotações de seguro clicando nos links!