>> Uma colher de açúcar
Os recorrentes casos de depressão no mundo vem despertando interesse e questionamentos em estudiosos de diversas áreas. Com certeza, a maior parte das pessoas tem conhecidos, familiares, vizinhos, ou é a parte acometida por esta doença que, além de causar diversos prejuízos na vida das pessoas, acomete a alma e o coração.
O Uma colher de açúcar resolveu abordar esse assunto a fim de discutir e avaliar os diversos pontos de vista sobre essa doença. Para que possamos compreender um pouco melhor o que a depressão significa e quais são seus principais sintomas, listo a seguir as principais características do Transtorno Depressivo, segundo classificação do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5.
Diversos tipos de transtornos compõem o transtorno depressivo, porém a característica comum desses transtornos é a presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam, significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo. O que difere entre eles são aspectos de duração, momento e intensidade.
Dentre os transtornos depressivos resolvi abordar, inicialmente, o Transtorno Depressivo Maior. Os principais sintomas que compõem este quadro dizem respeito à:
– humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias; – acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias;- perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta ou redução, ou aumento do apetite quase todos os dias;- insônia ou hipersonia quase todos os dias; – agitação ou retardo motor quase todos os dias, – fadiga ou perda de energia quase todos os dias; – sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada quase todos os dias; – capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias- pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida recorrente sem um plano especifico, uma tentativa de suicídio ou plano especifico para cometer suicídio.
Quando cinco ou mais desses sintomas estiverem presentes durante o mesmo período de duas semanas, causando sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo, não estando estes sintomas atribuídos à efeitos fisiológicos consequentes do uso de alguma substância ou condição médica, é importante procurar um médico psiquiatra para realizar uma avaliação.
O médico psiquiatra é o profissional especializado e qualificado para avaliar este e outros transtornos psiquiátricos. Após a avaliação e confirmação do quadro, este poderá receber um tratamento com indicação para procurar um psicólogo para tratar das questões emocionais envolvidas na depressão.
Muitos preconceitos e falta de informação ainda circulam em torno da procura por um médico especializado e dos Transtornos Psiquiátricos. Porém, uma avaliação correta, com tratamentos especializados, podem ajudar os indivíduos a recuperar os prejuízos ocasionados por esta doença. é importante que a família tome conhecimento da situação e acompanhe o tratamento. O engajamento do paciente na melhora do quadro também consiste em parte importante do tratamento.
Nos próximos meses, O Uma colher de açúcar pretende abordar outros aspectos pertinentes à esta discussão, conversando com profissionais experientes no assuntos, a fim de elucidar essas questão e quebrar paradigmas, rótulos e ajudar as pessoas a encontrar uma solução.

Espero que os dias tristes e vazios possam voltar a ser coloridos e cheios de vida.
