Diane Lacerda Araújo: liderança e presença feminina

-

O Serviço Social do Comércio (Sesc) Venâncio Aires tem forte presença no município por meio de ações e atividades de lazer, esporte, cultura e educação. Onde está o Sesc, está lá Diane Lacerda Araújo, 41 anos, a gerente da unidade local.

Diane tem 19 anos de trabalho no Sesc, sendo 11 em Porto Alegre e oito em Venâncio Aires. Já passou por diversos cargos, como auxiliar administrativa, assistente, subgerente e, ao se transferir para a Capital do Chimarrão, assumiu a gerência da unidade. Apesar de ser natural de Bagé e de morar grande parte do tempo em Porto Alegre, ela já se considera uma cidadã de Venâncio. “Gosto muito daqui, sempre fui muito bem acolhida por todos e sinto que nesta trajetória ainda tenho muito para contribuir por aqui”, define a profissional, que é casada com Luciano Araújo e mãe do Benício, de 4 anos.

A gerente destaca que, além do Sesc, também já participou de outras entidades venâncio-airenses como a Casa da Amizade, ONGs, além de diversos conselhos municipais, campanhas e programas do município, seja por meio da empresa ou pessoa física. A Feira do Livro, considerada um dos maiores eventos culturais do município, é organizada pelo Sesc, e segundo Diane, ela participa de cada processo: “Atuamos com cabeça, coração e mãos”, brinca.

O Sesc, de acordo com Diane busca crescer e contribuir cada vez mais, em eventos, serviços e espaço físico. Ela ressalta que estando há tanto anos à frente da empresa, é um privilégio combinar os valores e princípios da entidade com os seus pessoais. “Além de oferecer nossos serviços, desejamos sempre contribuir com ações que promovam o bem-estar e a felicidade da sociedade.”

Liderar e ser mulher

Diane resume como desafiador o processo de ser mulher e estar à frente do Sesc. A unidade de Venâncio Aires contempla ainda mais oito cidades da região: Taquari, Paverama, Passo do Sobrado, Vale Verde, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Mato Leitão e Santa Clara do Sul.

“A mulher ainda precisa ter este dia [8 de março] para valorizar as lutas, pois sempre precisamos fazer o “a mais” para sermos valorizadas, além das outras responsabilidades culturalmente designadas para nós.”

Espaços com a presença feminina só trarão benefícios para a sociedade, na visão de Diane. Ela afirma que não existem mais cargos e funções específicas para a mulher, todas podem estar onde quiserem e devem exigir respeito. “Participem, ocupem seus espaços, lutem pelos seus direitos e comemorem este dia e todas as vitórias que vieram antes de nós, construindo novas oportunidades”, sugere às mulheres.

“Há uma pressão de que as mulheres ainda precisam se dedicar mais e fazer valer para receber reconhecimento. Ser uma profissional ideal, uma mãe ideal, uma esposa ideal, e saber fazer bem todos os papéis, quando na verdade não precisamos provar nada para ninguém. Amo flores, mas prefiro respeito.”
DIANE LACERDA ARAÚJO
Gerente do Sesc de Venâncio Aires

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido