Em tempos de pandemia e incertezas, parece um pouco aleatório falar sobre moda. Mas, talvez seja este o momento ideal para olhar para si mesmo e perceber o quanto é importante manter a autoestima e o autocuidado, durante o isolamento social.
Se por um lado, a situação atual não traz motivação para investir na beleza; por outro, estar em casa também pode ser uma alternativa para se reinventar. Fazer uma arrumação no guarda-roupa, criar novos looks para usar depois da quarentena, avaliar uma possível mudança no visual, entre outras atitudes, vão contribuir para o bem-estar pessoal.
Para a personal stylist, Daiane Veiga, mais conhecida como Daia, sugere que se aproveite o momento para organizar as roupas. “Separe as peças que mais vai usar e já case alguns looks, nada de se abandonar só porque não precisa sair ou quase não sai. Vale também muito investir nos cuidados com a pele e em uma make leve para animar o dia”, orienta.
Ela acrescenta que basta usar a criatividade. “Se for investir, aposte nas peças básicas”.
Uma das dicas de Daia é ficar de olho nas tendências e tentar manter o estilo próprio, seja no look ou no acessório, para dar o ‘up’ na produção. Segundo ela, neste outono-inverno, as tendências são superversáteis, repaginando as anteriores. Em tempos de isolamento social, ela cita que a tendência é o ‘comfy style’: looks confortáveis e cheios de estilo.

As peças são fabricadas com tecidos leves e maleáveis que não limitam os movimentos de quem usa. “Uma ótima pedida, já que estamos em tempos de praticidade, home office e zero eventos”, sugere.
Já quando o assunto é acessório, ela afirma que o ‘trend alerta’ do momento são as máscaras. “De pretinhas básicas até as cores e estampas mais divas, vale combinar com o look, com o sapato e com a bolsa”, indica.
Na linha de sapatos, a moda fica por conta dos tênis brancos e coturnos. “Com leve salto, os tênis vêm com aplicações de pedras ou na versão colorida. Já os coturnos aparecem cada vez mais lindos, com cores e detalhes arrasadores”, destaca a personal stylist.

MODA OUTONO-INVERNO
– O que entra: mangas bufantes, mangas em transparência, calças de alfaiataria, blazers alongados, a cor verde (para dar foco na moda sustentável), variações do xadrez, variações do bege, entre outras tendências.
– O que fica: xadrez, listras, onça, neon, muitas cores vibrantes.
– O que nunca sai: peças como blazers, o bom e democrático jeans, camisas, blusas básicas, leggings, entre outras peças.
“O que mais importa é a saúde, mas nossas emoções influenciam diretamente nela, então não custa se ajeitar, se cuidar, se amar e até se vestir bem para ficar em casa, consigo mesma.”
DAIANE VEIGA
Personal stylist