Bem, aí vai… Costumo fazer os meus rituais no dia que antecede a ‘virada do ano’, e também na noite… pelo menos, nos últimos dez anos tem sido assim e, esta fé tem transformado algumas ações da minha vida, algumas atitudes, e tem me tornado mais feliz, olhando as coisas com um novo olhar, com novas atitudes e definições para uma vida muito mais leve e feliz.

Vão aí as dicas para um bom ano novo, de uma conselheira espiritual que acredita em Deus acima de tudo e confia que o que é de Deus nos traz boas energias e contribui para que possamos ser mais felizes, para que renovemos a nossa fé e para que possamos fazer os outros felizes.

Não é a lentilha, a champanhe ou a uva que vão mudar a sua vida, mas é a fé que você coloca no ritual que fizer, na energia que trará para a sua vida, que fortalece a sua alma, o seu desejo, o seu sonho e que impulsiona o seu acreditar que fará com que fluam as atitudes da sua vida.

1) Para trazer boas energias, luz, felicidade e bons fluídos:Deixe a sua casa bem iluminada na noite da virada. Usar alguma roupa de cor clara. Olhe para o céu e sinta a energia que a lua, as estrela e a natureza emanam. Coma três uvas e faça três pedidos ao seu anjo da guarda, guarde os três grãos com você durante o ano. Tome o primeiro gole de espumante (champanhe) e mentalize somente coisas boas para o ano em sua vida. Ao comer a lentilha, as três primeiras colheres devem ser saboreadas e os três pedidos que fizeste com as uvas, devem ser confirmados, a cada colherada. 2) Tradição de minha avó, dona Hilda Becker, 85 anos de idade, em todas as ‘viradas’ para que nunca falte dinheiro e sorte: (detalhe: ela faz com muito amor e dedicação os pacotinhos no dia antes da noite da ‘virada’ para cada membro da família e, mesmo quem não está na noite, recebe o bom desejo da vó, que passa de gerações)Fazer um pacotinho com uma folha de loro, sete grãozinhos de lentilha e deixar o ano todo na carteira. 3) No dia 31 deixe a sua casa florida e limpa.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasSal grosso para purificar
Sal grosso para purificar

4) Ah!, o banho. Fundamental. Deve ser no chuveiro (não aconselho banheira), onde a água leve de forma rápida as energias ruins para o ralo. Pegue uma jarra com água e três colheres de sal grosso. Após o banho normal, derrame a água da jarra do pescoço para baixo e faça uma oração para o teu anjo da guarda (santo ou orixá que você confia e acredita) tirar tudo de ruim que esteja com você. Que cure as suas doenças de corpo e de alma. Que retire tudo o que as pessoas do mal desejaram para você. Após ter derramado a água pelo seu corpo, deixe a jarra de lado e agradeça ao seu anjo por estar ao seu lado, lhe indicando o caminho e sendo ‘aquela voz’ que sussura ao seu ouvido quando das ‘decisões que deves tomar’. Agradeça. Não seque o corpo. Deixe-o secar naturalmente e aí, sim, vá curtir a sua noite de Ano novo, de forma mais leve e fazendo os pedidos que sejam de sua vontade.

5) Uma tradição e ritual bem pessoal meu, é que a noite da ‘virada’ prefiro passar na minha casa, com a minha família. Todos compartilham do meu altar de ‘boas energias’, que costumo fazer. Em uma mesa ou espaço da sala, coloco a minha Bíblia Sagrada, vaso com flores naturais, um copo de água, a imagem do meu anjo da guarda, um copo com espumante, pétalas de rosas. Enquanto nos minutos seguintes ao toque da meia-noite, enquanto a família olha os fogos e curte a champanhe, dedico alguns minutos de silêncio, em frente ao ‘meu altar’ e faço as minhas orações. Para mim, elas são fundamentais! A todos um ano de 2015 de muitas coisas boas, de energias positivas, que você consiga focar e enxergar tudo de bom que você tem, mesmo que os problemas, as preocupações tornem à sua mente… feche esta janela. Faça um ano de boas escolhas. Conheça a sua alma. Sonhe e, então, faça somente o que lhe trouxer paz, o bem e resolva cada questão de sua vida da melhor forma possível. Viva a sua vida. Esteja com quem você ama. Faça as outras pessoas felizes. Ame aquilo que você tem. Conquiste e vá à luta, pois nem as estrelas ‘caem’ do céu.