Antes do casamento, é comum que a noiva – e cada vez mais o noivo – reuna-se com amigas e familiares para um evento descontraído e cheio de comes, bebes, presentes e diversão. Até pouco tempo, o mais usual era o ‘chá de panela’, quando a noiva ganhava utensílios para a casa. Hoje, como muitos casais já moram juntos antes do casório, novos formatos foram surgindo. Neste post, a definição de cada um deles:
CHá DE PANELA- O chá de panela ou o chá de cozinha é uma tradição entre as mulheres. é uma boa opção para a noiva montar sua nova cozinha.- A época ideal para se fazer o evento é um ou dois meses antes do casamento e pode ser iniciativa de uma irmã, prima, colegas de trabalho, amigas ou madrinhas.- Pela tradição, cada participante leva um presente e um prato de salgado ou doce.- Em relação às brincadeiras, prefira as que divertem sem causar constrangimentos.
CHá DE LINGERIE- é uma reunião exclusivamente feminina em que, ao invés de ganhar utensílios de cozinha, a noiva ganha peças íntimas de presente.- Além dos produtos, a cor preferida e o tamanho também devem estar em uma lista.- Em geral é organizado pela própria noiva em sua casa, na de sua amiga ou em um salão de festas ou clube. Isso não impede que outra pessoa organize. Mas cuidado: saiba antes se a noiva vai aceitar uma comemoração dessa forma.
CHá BAR- é uma comemoração organizada pelos amigos do noivo e pode ser exclusivamente masculina ou mista, conforme a preferência do casal. Um mês antes do casamento é a data ideal.- Os presentes envolvem itens de um bar: abridor de garrafas, latas, balde de gelo, coqueteleira, dosador de bebidas, garfinhos para aperitivos, guardanapos de bar, kit para caipirinha, porta-garrafa de vinho, etc.
CHá DE CULTURA- Se os noivos são ligados em livros, filmes, músicas e eventos culturais, é possível fazer um evento temático para ambos, cujos presentes serão estes itens ou ingressos para cinema, shows, peças teatrais, entre outros.
O Tudo & Todas também já falou sobre o ‘chá de casa nova’. Quer ver? Clica aqui.
>> Matéria publicada no caderno Noivos, da Folha do Mate, em maio de 2010.