Um dos momentos mais festejados de um casamento ocorre, muitas vezes, antes da própria festa e cerimônia. é o pedido. Momento em que, segundo a tradição, o noivo oferece à sua namorada um anel, como pedido de noivado. Por ter um simbolismo tão grande, esse item exige cuidado e dedicação na escolha.
Conforme a empresária do segmento, Amanda Kothe Mahler, há algumas opções mais utilizadas quando o assunto são anéis de noivado. “Em geral usa-se o solitário de brilhantes ou o anel em formato de chuveiros.” Amanda explica que posteriormente ao pedido de casamento, o casal costuma comparecer junto a joalheria para escolher as alianças. “Elas podem ser trabalhadas com brilhantes e filetes de ouro. Também podem ter o nome dos noivos gravados em cima da aliança”.
As alianças são o símbolo maior de representação de um casamento. A palavra aliança surgiu por volta do século XV, provavelmente em Provence, na França. Na Antiguidade era comum a troca de anéis de ouro, utilizado pelos gregos, em seguida pelos romanos, firmando-se como tradição na igreja.
Para os homens que pretendem pedir suas namoradas em casamento, recomenda-se fazer uma associação entre a personalidade dela e o anel que você vai escolher. Se for uma pessoa mais simples, talvez você deva optar por um anel mais clássico e sem grandes ornamentos. Mas se a sua namorada é mais moderna e que gosta de coisas vistosas, então talvez a escolha certa seja um anel mais ornamentado.
Uma dica é levá-la para passear e ver vitrines de joalharias. Nesse momento vai ser fácil perceber qual o anel que vai cativar.
Saiba mais sobre a tradição das alianças de casamento.
>> Matéria publicada no caderno ‘Noivos’, da Folha do Mate, em maio de 2011.