Dicas para escolher o sapato certo

-

Foto: Divulgação / Tudo & TodasUma boa ideia, não acham?
Uma boa ideia, não acham?

Nossa escolha de sapatos pode estar colocando um estresse desnecessário nas articulações e nos músculos. O ortopedista Caio Gonçalves de Souza, alerta: “O uso de sapatos mal ajustados, especialmente aqueles com saltos altos ou bicos finos, pode resultar em joanetes, dedos em martelo, calos e dor no joelho”. Felizmente, para estar na moda, não é necessário sofrer. “Este é um tópico que sempre provoca polêmica entre o público feminino, que acusa os ortopedistas de não entenderam nada de moda”, comenta o profissional.

“A questão aqui não é de estilo, e sim de conveniência. Existem sapatos que são feitos para se ir, ocasionalmente, a uma festa chique, assim como existem sapatos para o dia a dia. Ninguém está dizendo para se usar um tênis com um vestido longo em uma festa, mas orientamos a usar este mesmo bom senso para não se utilizar sapatos de festa no dia a dia”, orienta o ortopedista.

Mulheres que caminham longas distâncias ou frequentemente entram e saem de ônibus, não devem usar um sapato com um salto muito alto. “Se você quiser usar sapatos de salto alto no escritório, considere levar um outro par de sapatos mais confortável para caminhar até o transporte público ou a garagem. Você pode até manter seus sapatos de salto alto no trabalho para minimizar o que você carrega para o escritório todos os dias. Em cidades com Nova York, isto já é muito comum”

Na hora de comprar um sapato novo, verifique se os sapatos se encaixam bem nos seus pés. Peça ao vendedor para medir o comprimento e a largura de ambos os pés. Lembre-se que os tamanhos variam entre as marcas de calçados. Abaixo, algumas orientações do ortopedista:

– Verifique se há um espaço de 1,2 cm a partir da extremidade do seu dedo do pé mais longo para a extremidade do sapato (esta distância é quase a largura do dedo indicador da mão);

– Seus dedos não devem ficar espremidos ou apertados. Você deve ser capaz de mexê-los livremente dentro do sapato;

Foto: Divulgação / Tudo & TodasBico fino não é o formato ideal
Bico fino não é o formato ideal

– A maioria dos sapatos de salto alto tem um bico fino e estreito na ponta que as mulheres adoram. Porém, este formato aglomera os dedos dos pés e os obriga a ficar numa forma triangular, não natural. Com o tempo, isso pode causar deformidades, como calos e o famoso joanete;

– Não existe essa coisa de ‘período de adaptação’ para sapatos. Com o tempo, um pé pode empurrar ou esticar um sapato para caber melhor, mas isso pode causar dor e outros danos no pé até isto acontecer. “O calçado é que deve se adaptar ao seu pé, e não o contrário”, ensina o ortopedista.

– Os sapatos precisam ter a parte de trás do calcanhar (contraforte) reforçada, para dar mais estabilidade aos tornozelos e manter os pés nos calçados. Sapatos ou sandálias com somente um tira (ou nem isto) atrás do calcanhar levam a instabilidade e maior risco de entorse do tornozelo;

– Um sapato com uma palmilha removível também é útil para que você possa adicionar uma palmilha acolchoada ortopédica, se necessário.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido