Disciplina. Limite na Medida Certa

-

Foto: Divulgação / Tudo & TodasLivro de Içami Tiba
Livro de Içami Tiba

A primeira edição do livro foi há dez anos por Içami Tiba. Nos anos seguintes foi revisada e ampliada em função de focar em novos paradigmas diante das mudanças sociais e educacionais dos últimos tempos. Autor dos livros ‘Quem ama educa’; ‘Educação familiar – Presente e Futuro; Juventude & Drogas: Anjos Caídos; este ‘Disciplina. Limite na Medida Certa – Novos paradigmas’ traz uma leitura agradável e segue a mesma linha de pensamentos que observo no dia a dia nas escolas e que tenho como caminho para a educação de meu filho, que hoje tem 9 anos de idade.

Penso que, como tudo na vida foi nos ensinado, de uma forma ou outra, devemos aprender a ensinar os nossos filhos. Seja este aprendizado por meio da leitura, da prática, das experiências que tivemos com os nossos pais e com a sociedade e que não queremos que se repitam. Em um dos trechos do livro, Içami Tiba defende:

“Acredito no ser humano e nas suas competências para aprender, mesmo com seus erros; para solucionar seus problemas, expandir seus limites muito além do conhecido, buscando novos modelos para obter um upgrade na vida e não se acomodar com o insatisfatório”.

Talvez num destes parágrafos você se identifique e perceba a qual destas gerações pertence. O autor divide as gerações em três: a dos avós, dos pais e professores e dos jovens. A primeira, segundo descrito no livro de Içami Tiba, educou seus filhos de maneira patriarcal, com autoridade vertical: o pai no ápice e os filhos na base que deveria cumprir tudo o que o ápice determinava. “Com isso, a segunda geração foi massacrada pelo autoritarismo dos pais, e decidiu refutar tal sistema educacional, na educação dos próprios filhos”.

Acabaram caindo na permissividade. “As intensas mudanças vividas de maneira muito rápida pela segunda geração tiveram um custo na educação da terceira geração. E que ainda hoje não podemos estimar, mas estes jovens ficaram, sem noção de padrões de comportamento e limites, formando uma geração de ‘príncipes’ e princesas’, com mais direitos do que deveres, mais liberdade do que responsabilidade”.

Fica a dica deste livro que pode vir à auxiliar mães e pais, educadores, que se preocupam e fazem algo pelos seus filhos, para que vivam felizes e seguros.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido