Briga de Peso

——————————–

Hoje à noite inicia a Primavera. Flores, perfume, temperaturas amenas, tudo muito lindo… Mas espera aí! Temperaturas amenas? Se a Primavera está chegando, quer dizer que logo, logo estaremos suando, tentando amenizar o calor com braços e pernas de fora. Mais alguém por aí pensou que está na hora de começar já o ‘projeto verão’?

Se você também está formatando o seu plano de guerra, confere a entrevista que o ‘Briga de Peso‘ fez com o profissional de Educação Física da Academia Corpo & Alma, Cássio Rauber:

Ainda dá tempo de iniciar um ‘projeto verão’?Não há tempo para iniciar um programa de emagrecimento. O verão está aí e não dá para negar que em dois meses é possível perder uns ‘belos’ quilinhos. Porém, os chamados ‘projeto verão’ incentivam as pessoas a quererem uma perda de peso muito rápida, e isso faz com que as dietas radicais sejam muito restritivas e raramente forneçam todos os nutrientes para a manutenção da saúde. Ainda combinam um alto volume de treinamento, trazendo malefícios para a saúde. Este tipo de prática visa quase sempre um emagrecimento rápido, difícil de ser mantido, e pode causar o chamado ‘efeito sanfona’. O aconselhável sempre será manter-se realizando exercícios, aliados a uma alimentação saudável, pelo ano inteiro.

Para quem deseja perder peso, quais exercícios são indicados?Na minha opinião, o exercício indicado é aquele que a pessoa mais gosta de realizar. Nada melhor do que ter gosto pelo exercício praticado. Porém, sabemos que devemos dar um certo volume e intensidade para que o corpo responda fisiologicamente.

No processo de emagrecimento se concilia musculação com aeróbico? Ou se investe somente em aeróbico, para maior perda calórica?Recentemente, pesquisadores americanos analisaram 119 indivíduos com sobrepeso ou obesidade, os quais foram divididos em três grupos:- um que realizou treinamento de força (três dias por semana, três séries de oito a 12 RM);- um grupo que realizou treinamento aeróbio (20km por semana a 65-80% do VO2 de pico);- um grupo que realizou treinamento de força e aeróbico.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasPara resultados mais eficientes, exercícios aeróbicos devem estar associados aos treinos de força
Para resultados mais eficientes, exercícios aeróbicos devem estar associados aos treinos de força

Após oito meses de treinamento, os resultados encontrados indicaram que o treinamento aeróbio isolado foi capaz de diminuir o percentual de gordura (-1,01%), a massa gorda (-1,66 kg), e a circunferência da cintura (-1,01 cm). Por outro lado, diminuiu a massa livre de gordura (-0,10 kg.).

Já o grupo de treinamento de força, aumentou a força e a massa muscular (1,09 kg), sem alteração significativas na massa gorda (-0,26 Kg), e na circunferência da cintura (-0,06cm).

A combinação de ambos foi o que apresentou melhores resultados, diminuindo o percentual de gordura (-2,04%), a massa gorda (-2,44 kg), a circunferência da cintura (-1,66 cm), aumento da massa (0,81 kg) e a força muscular.

Então, evidências científicas nos mostram que a combinação de exercícios aeróbicos e de força parece ser o melhor modelo de treino visando a redução da massa gorda e aumento da massa muscular. Agora, o aconselhável é que o indivíduo realize a modalidade que mais gosta de fazer, para que o exercício se torne rotina.

Existe uma frequência mais adequada para a realização dos exercícios físicos?Como estamos falando de emagrecimento, quando estamos em equilíbrio energético não perdemos e nem ganhamos massa corporal. Quando o balanço energético fica negativo pelo aumento da atividade muscular, ou então, pela diminuição da ingesta alimentar, emagrecemos. Quando o balanço energético fica positivo, engordamos. Claro que essa matemática vale para os indivíduos sem problemas genéticos.

Então, para um bom emagrecimento, deve-se remanejar o balanço energético para negativo, sendo que um nutricionista pode ajudar nesse processo sem trazer riscos à saúde. E aumente o gasto calórico diário, podendo até realizar exercícios físicos todos os dias, se possível com orientação de um profissional de Educação Física.

A receita é simples: exercício físico combinado com uma alimentação adequada, corpo em forma e saúde pela vida inteira.