Perdi a conta de quantas vezes recorri aos livros deste escritor, psiquiatra e educador para resolver questões do dia a dia relacionadas à educação de meu filho. Içami Tiba tornou-se referência naquilo que diz respeito à educação familiar, na escola e na rua. Internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Içami Tiba faleceu no domingo, 2 de agosto, vítima de câncer.

Autor de mais de 40 títulos, orgulho-me em ter muitos de seus livros em minha estante. Lamento ter perdido mais esta referência nos estudos e pesquisas em educação e comportamento.

Foto: Folha do Mate / DivulgaçãoIçami Tiba é autor de mais de 40 livros
Içami Tiba é autor de mais de 40 livros

BIOGRAFIA

Filho de imigrantes japoneses nasceu em Tapiraí SP, em 1941. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1968 e especializou-se em Psiquiatria no Hospital das Clínicas da USP. Por mais de 15 anos, foi professor de Psicodrama de Adolescentes no Instituto Sedes Sapientiae. Foi o Primeiro Presidente da Federação Brasileira de Psicodrama em 1977-78, em 2005 fundou a Integrare Editora e foi Membro Diretor da Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo de 1997 a 2006.

 

MAIS DE 40 LIVROS

Içami Tiba escreveu quatro dezenas de livros sobre educação, entre eles, Sexo e Adolescência (Editora ática); Puberdade e Adolescência (Editora ágora); Saiba Mais sobre Maconha e Jovens (Editora ágora); 123 Respostas sobre Drogas (Editora Scipione); Adolescência, o Despertar do Sexo (Editora Gente); Seja Feliz, Meu Filho (Editora Gente); Abaixo a Irritação (Editora Gente); Anjos Caídos – Como Prevenir e Eliminar as Drogas na Vida do Adolescente (Editora Gente); Quem Ama, Educa! (Editora Gente); Homem-Cobra, Mulher-Polvo (Editora Gente) e Adolescentes: Quem Ama, Educa! (Integrare Editora).